Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Último voo: série documental ‘A Superfantástica História do Balão Mágico’ estreia dia 12 de Julho

Cartaz da série documental A Superfantástica História do Balão Mágico
O documentário é uma retrospectiva nostálgica que retrata não apenas a trajetória do grupo, mas a história de vida de cada um dos integrantes e as consequências de alcançar a fama na vida de quatro crianças.

A Superfantástica História do Balão Mágico que subiu aos céus da música brasileira no início dos anos 80, encantando crianças de todo o país. A série documental estreia dia 12 de julho no StarPlus e promete revelações sobre a “Turma do Balão Mágico”, grupo infantil que, desde 1982, ocupa um espaço especial na memória afetiva de toda uma geração.

A Superfantástica História Do Balão promete revelar os bastidores que envolvia o grupo infantil. O material reúne depoimentos dos integrantes, imagens de arquivo e, claro, muita música, fazendo todos nós relembrarmos os encantos daqueles anos de 1980, quando a Turma era a atração mais aguardada na programação infantil da televisão brasileira e os pais corriam às lojas a cada LP lançado.

O documentário é uma retrospectiva nostálgica que retrata não apenas a trajetória do grupo, mas a história de vida de cada um dos integrantes e as consequências de alcançar a fama na vida de quatro crianças.

A Turma do Balão Mágico teve um forte impacto cultural na vida de milhões de brasileiros.

Recheado de momentos emocionantes, os depoimentos dos integrantes tem momentos de desabafo surpreendentes. Para eles, parece ser uma espécie de catarse. Não deixa de ser uma homenagem aos 40 anos da Turma do Balão Mágico, mas também um choque de realidade para quem, há 40 décadas, não tem ideia do que o grupo original formado por Simony, Tob, Mile e Jairzinho carregam de memória e desafios ao longo da vida.

Trailer oficial de ‘A Superfantástica História do Balão Mágico’

O sucesso deles foi avassalador: os álbuns do grupo venderam nada menos do que 5 milhões de cópias no Brasil. A influência do grupo foi tamanha que, entre 1983 e 1986, a Rede Globo produziu e exibiu o programa infantil homônimo, um especial com as canções do grupo e a participação de grandes artistas, como Roberto Carlos, Dijavan, Fábio Júnior e Baby do Brasil, na época chamada de Baby Consuelo.

A formação do Balão Mágico

Aos três anos, Simony iniciou sua carreira cantando no programa de Raul Gil. A CBS a chamou para participar do grupo infantil e a apresentou a Tob. Juntos, formaram a primeira dupla do Balão Mágico. Com o primeiro LP quase pronto, a dupla conheceu Mike Biggs, que se tornou o terceiro integrante do grupo.

Tob, com seus dotes musicais desenvolvidos desde pequeno, entrou no grupo após passar por uma audição. Ele ficou até 1985, quando a CBS decidiu que ele havia crescido demais para o grupo. Após a saída de Tob, a responsabilidade pelo par romântico ficou com Jairzinho, que, mais tarde, formou uma dupla com Simony.

O encanto do Balão na televisão

O sucesso do grupo foi tanto que, em 1983, ganharam um programa na Rede Globo. A série exibia os videoclipes das canções do grupo, além de contar com participações especiais de artistas famosos da época. Em meio a tanto sucesso, um personagem foi criado especialmente para o programa: Fofão, um ser alienígena, mistura de homem, cachorro, porco, palhaço, E.T. e mais, criado por Orival Pessini, se tornou um fenômeno nacional, adorado por crianças de todas as idades.

O Balão Mágico lançou um total de quatro álbuns durante seus anos de atividade. A produção dos discos era um grande evento: o segundo álbum, por exemplo, tinha como tema a escola, os amigos e o romance, e contou com a participação de nomes famosos da MPB, como Djavan e Baby Consuelo.

As transformações do Balão

Com o passar do tempo, os integrantes do Balão Mágico foram crescendo, e com isso vieram as inevitáveis mudanças. Em 1985, Tob saiu do grupo devido a mudanças na sua voz, sendo substituído por Ricardinho. O quarto e último álbum do grupo, já com a nova formação, foi um sucesso comercial, mas marcou o início do declínio do Balão Mágico.

Em retrospectiva, é impossível não sentir uma doce nostalgia ao relembrar a magia que o Balão Mágico proporcionou. A turma original desfez-se oficialmente em 1986, mas suas canções e o carisma de seus integrantes continuaram a marcar presença no imaginário popular brasileiro.

Legado e Revival

A Turma do Balão Mágico é um retrato do Brasil dos anos 80. Suas músicas até hoje tocam em festas infantis – e de adultos. O grupo deixou um legado importante na indústria da música, influenciando uma série de artistas e mostrando que a música infantil poderia ser tão bem produzida, divertida e sofisticada quanto qualquer outra.

Em 2018, em uma surpreendente e bem-vinda reviravolta, Simony, Tob e Mike se reuniram para uma apresentação especial no “Domingão do Faustão”, comemorando os 35 anos de lançamento do primeiro disco do grupo. A apresentação trouxe à tona a nostalgia da época e mostrou que a magia ainda encanta e desperta o carinho de um público que cresceu e envelheceu junto com os integrantes ainda sente pela Turma do Balão Mágico.

É nessa magia que o StarPlus e a DisneyPlus, responsáveis pela série documental A Superfantástica História do Balão apostam para atrair a audiência: em reviver uma época que, como diz o poeta Casimiro de Abreu no poema “Meus oito anos”:

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Ao que tudo indica, esse legado continuará a encantar as próximas gerações, mostrando que a magia do Balão Mágico é, de fato, inesquecível. “Que doce a vida não era”.

Veja mais

Publicidade