Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Diretor brasileiro Karim Aïnouz recebe aplausos na estreia de “Firebrand” em Cannes

O renomado diretor brasileiro Karim Aïnouz foi recebido com aplausos calorosos durante a estreia de seu novo filme, "Firebrand"
O renomado diretor brasileiro Karim Aïnouz foi ovacionado na estreia de seu novo filme, "Firebrand", no Festival de Cannes. A trama retrata a história de Catarina Parr, última esposa do rei Henrique VIII, e concorre à Palma de Ouro. Aïnouz, conhecido por sua versatilidade, aborda o período histórico britânico com convicção. O filme é descrito como uma "canção contra o patriarcado" e destaca a complexidade da personagem interpretada por Alicia Vikander. A obra promete impactar o público com sua abordagem e performances poderosas.

O renomado diretor brasileiro Karim Aïnouz foi recebido com aplausos calorosos durante a estreia de seu novo filme, “Firebrand”, no Festival de Cannes no último domingo (21). Acompanhado dos protagonistas Alicia Vikander (“A garota dinamarquesa”) e Jude Law (“Capitã Marvel”), Aïnouz expressou sua gratidão pela celebração após a exibição.

A obra concorre ao prêmio máximo do festival, a cobiçada Palma de Ouro. Vale ressaltar que Aïnouz já havia conquistado o prêmio Um Certo Olhar em 2019 com seu filme “A vida invisível”.

A trama de “Firebrand” retrata a história de Catarina Parr (interpretada por Vikander), última esposa do rei inglês Henrique VIII (Law). A astúcia de Parr (1512-1548) permitiu que ela sobrevivesse a um rei irascível, responsável pela decapitação de suas duas esposas anteriores, Ana Bolena e Catarina Howard, além de ter rompido com a Igreja de Roma para conseguir se divorciar de Catarina de Aragão.

Um cineasta sem fronteiras

Karim Aïnouz, conhecido por suas produções realizadas no Brasil, Argélia e Europa, mais uma vez demonstra sua habilidade em transitar entre diferentes contextos históricos e geográficos. Ao ser questionado sobre seu interesse como brasileiro em abordar um período tão específico da história britânica, que já foi amplamente retratado no cinema, o diretor responde com convicção: “Por que não? Quando os americanos filmaram ‘Cleópatra’, ninguém fez essa pergunta a eles”.

Aïnouz admite que recebeu a encomenda para dirigir “Firebrand” em 2020, quando seus projetos no Brasil foram temporariamente suspensos. Ele confessa ter pouco conhecimento sobre a dinastia Tudor, à qual Henrique VIII pertenceu, mas ao conhecer a história de Catarina Parr por meio de uma produtora, ele se sentiu intrigado e decidiu estudar mais sobre a personagem. Para o diretor, a oportunidade de explorar um novo tema foi atraente, embora tenha encontrado similaridades entre Catarina Parr e outros personagens femininos de suas obras.

Um enfrentamento ao patriarcado

“A vida invisível” já havia abordado a questão das mulheres em uma família brasileira dominada pela figura patriarcal nos anos 1950. Com “Firebrand”, Aïnouz enxerga o filme como uma “canção contra o patriarcado”. Ele enfatiza que não apenas é necessário combater essa estrutura, mas também é preciso destruí-la por completo.

Uma personagem complexa

Catarina Parr, interpretada por Alicia Vikander, é descrita como uma mulher extremamente inteligente e agressiva. Em meio ao caos religioso que assolava a Europa, ela se destaca por seus pontos de vista reformistas como rainha. Alicia Vikander, em entrevista, fala sobre a atração que sentiu pelo personagem e destaca a intensidade das cenas entre sua personagem e Jude Law, que interpreta um Henrique VIII obeso, paranoico e sexualmente voraz. A atriz ressalta que, além das cenas mais violentas, as sutilezas nas mudanças de humor foram particularmente interessantes de explorar durante as filmagens.

A busca pela verdade e humanidade

Alicia Vikander, uma jovem atriz sueca que ganhou destaque em 2014 no filme “Ex_Machina: Instinto Artificial”, encontra semelhanças entre seus papéis. Para ela, ambos têm como base a busca pela verdade e pela humanidade nas personagens que interpreta.

Com a estreia de “Firebrand” em Cannes, Karim Aïnouz mais uma vez demonstra sua versatilidade como diretor, explorando novos temas e contextos históricos. O filme promete impactar o público com sua abordagem contundente do patriarcado e as performances poderosas de Alicia Vikander e Jude Law.

Veja mais

Publicidade