Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Fortes chuvas causam mortes e devastação no noroeste da Turquia

Imagem de um estacionamento onde carros estão cobertos por água numa inundação que atingiu a Turquia.
Inundações repentinas deixam pelo menos cinco mortos e 31 feridos, com operações de busca e resgate ainda em andamento.

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas após fortes chuvas causarem inundações repentinas no noroeste da Turquia, incluindo a maior cidade do país, Istambul. O evento climático extremo também impactou outras regiões do sudeste da Europa, resultando em mortes e danos significativos.

Detalhes do Incidente

Na província de Kirklareli, perto da fronteira com a Bulgária e a Grécia, três pessoas perderam a vida e outras três estão desaparecidas após casas serem inundadas. Em Istambul, especificamente nos distritos de Basaksehir e Kucukcekmece, duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas.

Impacto em Istambul

Imagens divulgadas mostram carros flutuando nas águas inundadas nos distritos do norte de Istambul. Em menos de seis horas a cidade foi atingida por um volume que normalmente seria esperado durante todo o mês de setembro, segundo o gabinete do governador.

Resposta do Governo

O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, afirmou que as operações de busca e resgate continuam em andamento e prometeu apoio financeiro às famílias afetadas. “Estamos fazendo todo o possível para aliviar o sofrimento das pessoas nas áreas atingidas”, disse Yerlikaya.

Impacto no Sudeste da Europa

As chuvas torrenciais também causaram estragos em outras partes do sudeste da Europa. Na Grécia, pelo menos duas pessoas morreram devido a inundações, e na Bulgária, outras duas perderam a vida na região do Mar Negro.

As inundações repentinas na Turquia e em outras regiões do sudeste da Europa destacam a necessidade urgente de preparação e resposta a eventos climáticos extremos. Enquanto as operações de resgate continuam, as comunidades afetadas começam a contabilizar os danos e as perdas humanas, em um setembro que já se mostra atipicamente devastador.

Veja mais

Publicidade