Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Ameaça de CPI do abuso de autoridade ressurge após cassação de Deltan Dallagnol

Marcel van Hattem assume protagonismo nacional após cassação de Deltan Dallagnol. Seu partido, o Novo, já reuniu 144 assinaturas para instalação de uma CPI sobre abuso de autoridade.
Oposição quer a CPI do Abuso de Autoridade após a cassação do mandato de Deltan Dallagnol. Com o cenário político tenso e investigações em andamento, o clima no Congresso está se intensificando.

Em um cenário político cada vez mais tenso, com a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e investigações recentes focadas no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, a oposição ao atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva está pressionando pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o abuso de autoridade.

A proposta, ressuscitada de um requerimento originalmente apresentado pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) em novembro passado, ganhou força nas últimas semanas. De acordo com cálculos do partido Novo, já são 144 os deputados que assinaram o pedido de instalação da CPI, embora para formalizar a comissão seja necessária a assinatura de pelo menos um terço dos membros da Câmara, ou seja, 171 parlamentares.

Um Processo Polêmico

O TSE cassou o mandato de Dallagnol nesta última terça-feira, 16 de maio, baseando-se na Lei da Ficha Limpa. O tribunal concluiu que o ex-procurador da Lava Jato havia pedido exoneração do Ministério Público Federal (MPF) em 2021, cerca de 11 meses antes das eleições de 2022, com o objetivo de evitar processos internos que pudessem torná-lo inelegível.

Dallagnol, em resposta, insiste que vai recorrer “até o fim” para manter seu mandato e afirmou que a decisão do TSE foi “fraudada”. Ele questionou a suposta contradição na lei, apontando que o ex-presidente Lula, condenado em três instâncias por corrupção, continua elegível e no cargo, enquanto ele, Dallagnol, que não enfrentou investigação criminal ou acusação administrativa, tornou-se inelegível.

Manifestação em Apoio a Dallagnol

Em um ato de solidariedade ao ex-procurador da Lava Jato, Marcel Van Hattem juntou-se a uma manifestação na tarde de domingo, 21 de maio, em frente à sede do Ministério Público Federal em Curitiba. O protesto, organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), contou com a presença de algumas dezenas de pessoas. Embora inicialmente tenha anunciado que não compareceria, Dallagnol acabou participando do protesto.

Com a pressão pela criação da CPI do Abuso de Autoridade aumentando, o clima no Congresso promete continuar tenso nos próximos meses. À medida que a situação avança, a oposição ao governo Lula, sem dúvida, estará observando atentamente os desdobramentos dessa polêmica.

Veja mais

Publicidade