Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Vini Jr. sofre racismo em partida na Espanha: um episódio lamentável no futebol

Vini Jr. sofre racismo em mais um jogo pelo Real Madrid. Jogador se manifestou sobre o assunto nas redes sociais e criticou o presidente da La Liga.
Vini Jr., do Real Madrid, sofreu racismo em partida na Espanha. A partida foi interrompida, jogador expulso e investigações estão em curso. Discriminação racial não pode ter lugar no esporte.

O atacante brasileiro Vinicius Junior (Vini Jr.), do Real Madrid, foi alvo de mais um ato racista durante uma partida disputada na tarde deste domingo (21) em solo espanhol. Durante a derrota de sua equipe para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, Vinicius foi insultado com ofensas racistas e ouviu gritos de “macaco” vindos das arquibancadas. A partida foi interrompida por aproximadamente oito minutos, e o jogador acabou sendo expulso após se envolver em uma confusão.

O momento que desencadeou esse triste episódio ocorreu aos 29 minutos do segundo tempo. Em um ambiente hostil, Vinicius Junior tentou uma jogada pela esquerda quando uma segunda bola, que havia sido arremessada no campo instantes antes, foi chutada de forma intencional por Eray Cömert, jogador do Valencia, com o objetivo de interromper o lance. Nesse momento, Vinicius apontou para a torcida adversária que o insultava com termos racistas, chamando-o de macaco.

O árbitro da partida, De Burgos Bengoetxea, paralisou o jogo e foi anunciado por meio do sistema de som que a partida só seria retomada caso as ofensas cessassem. Vinicius indicou que estava pronto para continuar, e o jogo prosseguiu após aproximadamente oito minutos de interrupção, com a presença da polícia no local onde ocorreram as ofensas.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”

Vini Jr.

Já nos acréscimos da partida, Vinicius se envolveu em uma confusão com o goleiro Giorgi Mamardashvili. Ao ser contido pelo adversário Hugo Duro com uma gravata, o brasileiro acabou acertando o rosto do jogador do Valencia ao tentar se soltar. No fim, apenas Vinicius foi punido e recebeu um cartão vermelho. Ao deixar o campo, o atacante provocou a torcida do Valencia fazendo gestos com o número dois com a mão. O clube luta para evitar o rebaixamento para a segunda divisão espanhola.

Manifestações após a partida

Após o jogo, as partes envolvidas se manifestaram nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, Vinicius Junior afirmou que os racistas foram recompensados com sua expulsão e ironizou a situação: “Não é futebol, é La Liga” (liga de futebol espanhola).

O Valencia emitiu um comunicado expressando que, embora seja um “episódio isolado”, não há lugar para insultos desse tipo no futebol. A nota também afirma que os fatos estão sendo investigados pelo clube.

A La Liga, entidade responsável pela organização do campeonato espanhol, também divulgou um comunicado informando que solicitou todas as imagens da partida para uma investigação mais aprofundada do ocorrido. Além disso, a liga afirmou estar atenta a possíveis ofensas contra Vinicius Junior fora do Estádio Mestalla. A nota da La Liga revela ainda que foram feitas denúncias de práticas racistas contra o jogador brasileiro em outras nove ocasiões nos últimos dois anos.

Durante a coletiva de imprensa após a partida, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, demonstrou indignação e incredulidade diante do acontecimento.

“Não quero falar sobre futebol, mas sim sobre o que aconteceu aqui. Isso não pode acontecer, um estádio inteiro gritando algo assim. Ele [Vinicius] não queria continuar, e eu acho que seria justo, porque ele é a vítima. Isso não pode acontecer”, opinou Ancelotti.

Episódios de racismo no futebol são inaceitáveis e devem ser veementemente condenados. A discriminação racial não tem lugar em nosso esporte e é fundamental que medidas sejam tomadas para garantir a punição dos culpados e a conscientização sobre a importância da igualdade e do respeito dentro e fora dos gramados.

Vini Jr. critica presidente da La Liga

O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, não poupou críticas ao presidente da LaLiga em suas redes sociais. Em resposta aos recentes episódios de racismo que sofreu durante uma partida, Vinícius expressou sua indignação com a postura do dirigente, que ao invés de condenar os racistas, optou por atacá-lo. Em um desabafo contundente, o jogador ressaltou a importância de ações e punições efetivas contra o racismo, destacando que hashtags não são suficientes para combater esse problema persistente.

“Em vez de criticar racistas, mais uma vez o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas dos seus posts e terá uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale aos racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove.”

Vini Jr.

Veja mais

Publicidade