Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Governo brasileiro notificará autoridades espanholas sobre ataques racistas contra Vini Jr.

Governo brasileiro vai notificar a Espanha sobre racismo contra Vini Jr.
Leia sobre os recentes ataques racistas sofridos pelo jogador Vinícius Junior durante uma partida de futebol na Espanha e as medidas que o governo brasileiro planeja tomar.

O Governo brasileiro tomará medidas diante dos recentes ataques racistas sofridos pelo jogador Vini Jr. durante uma partida do Campeonato Espanhol. Uma notificação será enviada às autoridades da Espanha e à La Liga, entidade responsável pelo torneio, por meio do Ministério da Igualdade Racial.

Repúdio e apoio das autoridades

A pasta responsável pela Igualdade Racial expressou seu repúdio ao ocorrido, enfatizando que o governo brasileiro não tolerará o racismo, seja no país ou no exterior. A ministra Anielle Franco e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também manifestaram indignação e solidariedade ao jogador.

Expectativas de ação por parte das autoridades espanholas

Segundo informações obtidas, o governo brasileiro tem altas expectativas de que as autoridades espanholas tomem providências diante dessa situação. A relação amistosa entre as gestões de Lula e Pedro Sánchez é considerada um fator que pode influenciar na busca por uma resposta adequada ao caso.

Ataques racistas durante a partida

Vinícius Junior, atuando pelo Real Madrid, enfrentava o Valencia em uma partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. No decorrer do segundo tempo, o jogador comunicou ao árbitro que estava sendo alvo de insultos racistas por parte de uma parte da torcida presente no estádio Mestalla, que o chamaram de “macaco”.

Paralisação do jogo e repúdio

A partida foi interrompida por aproximadamente oito minutos devido à gravidade dos ataques racistas. Após o encerramento do jogo, que terminou com a vitória do Valencia por 1 a 0, jogadores e o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, se manifestaram repudiando os atos racistas direcionados a Vinícius Junior.

Histórico de racismo e críticas à La Liga

A La Liga, organizadora do campeonato, já foi notificada oito vezes nesta temporada devido a incidentes racistas envolvendo o jogador brasileiro. No entanto, Vinícius acusou a entidade de considerar esses ataques como algo “normal”, relatando também que a Espanha é vista no Brasil como um “país racista”.

Determinação em enfrentar o racismo

Vinícius expressou sua tristeza diante da situação e lamentou que um campeonato que já contou com grandes nomes como Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano Ronaldo e Messi seja hoje associado aos racistas. Apesar disso, o jogador afirmou que é forte e continuará lutando contra o racismo, mesmo que esteja longe do país em questão. Ele ressaltou seu compromisso em enfrentar os racistas, mesmo que isso signifique criticar a situação vivenciada na Espanha.

Veja mais

Publicidade