Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Rússia lança ofensiva de mísseis em Kyiv

Uma imagem fornecida pelo Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia mostra bombeiros apagando um incêndio em um estacionamento causado pelos restos de um míssil russo derrubado em Kiev, em 16 de maio de 2023.
A Rússia lançou uma ofensiva de mísseis na capital da Ucrânia, Kiev, na terça-feira, 16 de maio de 2023. O ataque envolveu o "número máximo de mísseis de ataque no menor período de tempo", de acordo com a Administração Militar da Cidade de Kiev. A Força Aérea da Ucrânia disse mais tarde que 18 mísseis foram lançados por volta das 3h30, horário local, e que todos foram abatidos.

A Rússia lançou uma ofensiva de mísseis na capital da Ucrânia, Kiev, na terça-feira, 16 de maio de 2023. O ataque envolveu o “número máximo de mísseis de ataque no menor período de tempo”, de acordo com a Administração Militar da Cidade de Kiev. A Força Aérea da Ucrânia disse mais tarde que 18 mísseis foram lançados por volta das 3h30, horário local, e que todos foram abatidos. Não houve relatos imediatos de vítimas.

O ataque ocorreu quando o presidente russo, Vladimir Putin, celebrava o Dia da Vitória em Moscou, um feriado que marca a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Putin usou seu discurso do Dia da Vitória para justificar a invasão da Ucrânia, alegando que a Rússia estava travando uma “guerra contra o nazismo”.

O ataque com mísseis a Kiev foi o último de uma série de ataques russos à capital ucraniana. Nas últimas semanas, a Rússia também tem como alvo a infraestrutura civil, incluindo escolas, hospitais e prédios de apartamentos.

O ataque a Kiev foi condenado pela comunidade internacional. Os Estados Unidos, o Reino Unido e outros países da OTAN prometeram continuar a apoiar a Ucrânia em sua luta contra a Rússia.

A guerra na Ucrânia está agora em seu 11º mês e não há fim à vista. O conflito causou uma crise humanitária na Ucrânia, com milhões de pessoas desalojadas de suas casas. A guerra também teve um impacto significativo na economia global, elevando os preços da energia e interrompendo as cadeias de abastecimento.

O ataque com mísseis em Kiev é um lembrete de que a guerra na Ucrânia está longe de terminar. A Rússia não deu sinais de recuar e é provável que o conflito continue por algum tempo.

Veja mais

Publicidade