Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Oscar 2023: Lady Gaga e Rihanna são indicadas ao Oscar; Brandan Fraser é nomeado pela primeira vez

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de indicados das 23 categorias do Oscar na manhã desta terça-feira, 24/1.

Entre os nomes indicados, chamou a atenção a presença de duas divas da música pop. Lady Gaga e Rihanna vão concorrer à estatueta de Melhor Canção Original por suas músicas para os filmes “Top Gun: Maverick” e “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. A categoria musical conta ainda com a presença do veterano David Byrne, pela canção dos créditos finais de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, em parceria com a cantora Mitski.

Com doses de aventura, ação e muito surrealismo, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” aborda o conceito de multiverso numa trama sobre uma família em crise. O longa-metragem foi o campeão de indicações no Oscar 2023, com 11 nomeações, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor atriz para Michelle Yeoh.

A segunda produção mais lembrada pela Academia foi o drama de guerra “Nada de Novo no Front”, com nove indicações.

Nas categorias de atuação, um dos destaques foi a indicação de Brendan Fraser, que passou por um longo período de exílio da indústria cinematográfica após viver uma série de revezes pessoais e ser assediado. Famoso por seu papel em “A Múmia” (1999), o ator foi indicado ao Oscar pela primeira vez em sua carreira por seu papel em “A Baleia”, drama sobre um homem recluso com obesidade que tenta se reconectar com sua filha.

Fraser vai disputar o prêmio de melhor ator com Austin Butler, destaque de “Elvis”, cinebiografia do Rei do Rock, Bill Nighy (“Living”), Paul Mescal (“Aftersun”) e Colin Farrell (“Os Banshees de Inisherin”).

Na categoria de melhor atriz coadjuvante, Angela Basset fez história ao se tornar a primeira pessoa indicada a um Oscar de atuação por seu trabalho em um filme do Universo Marvel Cinematográfico.

O Brasil passou em branco no Oscar 2023. O documentário “Território” e o curta “Sideral” estavam na lista de pré-indicados, mas as produções nacionais não foram citadas na seleção final. O drama baseado em fatos reais “Argentina, 1985” será o representante da América do Sul.

Com informações do GShow

Veja mais

Publicidade