Geovanna Tominaga surpreendeu os fãs na manhá desta terça-feira, 17/1, ao contar que havia sido submetido a uma cirurgia. Durante um exame de rotina, a artista e empresária foi diagnosticada com um adenoma da paratireoide, felizmente benigno.
“A ‘paratireoidite’ é silenciosa! Normalmente, só é descoberta após alguma intercorrência ou acidente bobo como quebrar um osso descendo do ônibus”, explicou Geovanna, detalhando também a operação que não deixou cicatrizes e aconteceu há uma semana.
“Fiz a cirurgia por robô que acessa a região da tireóide por dentro dos lábios! A recuperação é chatinha mas é mais rápida do que a tradicional e tem a vantagem de não deixar cicatriz”, comemorou ela, contando ainda que fará reposição de cálcio.
Ela encerrou a publicação contando ter descoberto o problema de saúde durante um exame de rotina e alertando os seguidores sobre a importância da medicina preventiva. “Aproveita que o ano está começando e agende um checkup com o seu médico”, aconselhou. Foram dias muito loucos! Seguimos na recuperação. 🙏🏻”.
As paratireoides são quatro glândulas que pertencem ao sistema endócrino e ficam no pescoço, atrás da tireoide. A função delas é controlar os níveis de cálcio no sangue por meio da produção do hormônio paratireoideano ou paratormônio (PTH).
De acordo com o portal do hospital AC Camargo Câncer Center, quando há produção excessiva de PTH, os níveis de cálcio no sangue sobem, causando uma condição chamada hipercalcemia. Em 85% dos casos, esse quadro chamado hiperparatireoidismo é causado por tumores benignos, os adenomas ou por hiperplasia, que é o crescimento anormal, mas benigno da glândula. Apenas 1% dos casos resulta em um câncer da paratireoide.