Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Conheça a história de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro

Dia 20 de janeiro é o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade, desde a sua fundação por Estácio de Sá. Mas você sabe quem foi o santo?

No Mais Você desta sexta, Fabricio Battaglini, que ao lado de Talitha Morete, substitui Ana Maria Braga nas férias da apresentadora, contou um pouco da história do santo, um ex-soldado romano que se converteu ao cristianismo.

Sebastião fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

Sebastião foi salvo e continuou pregando a palavra do Cristo.

De acordo com o site “EBiografia”, ele se apresentou ao imperador insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos. Ignorando os pedidos, Diocleciano ordenou que o açoitassem até a morte e depois seu corpo fosse jogado no esgoto público de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos.

Ainda segundo o site, seu corpo foi recolhido por uma mulher, de nome Luciana, a quem pediu em sonho que o sepultasse próximo das catacumbas dos apóstolos. No século IV, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, mandou construir a Basílica de São Sebastião, perto do local do sepultamento para abrigar o corpo do santo.

Conta-se que, nessa época, Roma era assolada por uma terrível peste e que a partir do translado das relíquias de São Sebastião a epidemia desapareceu. A partir de então, São Sebastião passou a ser venerado como santo padroeiro contra a peste, a fome e a guerra.

Com informações do GShow

Veja mais

Publicidade