A indicação de Angela Basset ao prêmio de melhor atriz coadjuvante no Oscar 2023 fez história.
A atriz, que interpretou a Rainha Ramonda em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, se tornou a primeira pessoa a ganhar uma indicação ao Oscar em uma categoria de atuação por um trabalho em um filme do Universo Cinematográfico Marvel.
Aos 64 anos, Basset também se tornou a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ser indicada a um Oscar por um filme de super-herói.
Esta é a segunda nomeação da atriz no Oscar. Em 1994, Basset ganhou o reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao ser nomeada para o prêmio de atriz principal por sua atuação na cinebiografia “Tina – A Verdadeira História de Tina Turner”.
Diferente do que ocorreu com o filme antecessor, a sequência “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” não conseguiu ser indicada ao prêmio de melhor filme, mas faturou outras nomeações. A produção da Marvel concorre aos prêmios de melhor canção original, melhor figurino, melhor cabelo e maquiagem e melhores efeitos visuais.
A temporada de premiações de 2023 tem sido recompensante para Angela Basset. Ela foi indicada ao BAFTA e venceu um Globo de Ouro por sua atuação como Ramonda. Em seu discurso de vitória, a atriz lembrou de Chadwick Boseman, protagonista do primeiro “Pantera Negra” (2018) que faleceu em 2020, antes de filmar a sequência.
“Fomos cercados todos os dias pela luz e o espírito de Chadwick Boseman e celebramos o fato de que essa incrível saga do Pantera Negra é parte de seu legado”, disse a atriz na ocasião.