O Gabinete de Coordenação Humanitária das Nações Unidas, OCHA, disse em um comunicado de imprensa que um comboio de sete camiões tinha chegado a Vovchansk, na região de Kharkiv – a apenas cinco quilómetros da fronteira russa.
Hoje, um comboio de 7 caminhões trouxe ajuda crítica, incluindo kits de higiene, roupas de cama, lâmpadas solares e kits de abrigo para mais de 1.000 famílias em Vovchansk, #Kharkiv.
A cidade foi praticamente destruída e as pessoas de lá dependem do apoio de trabalhadores humanitários e voluntários para atender às suas necessidades vitais. https://t.co/0dnB1t97ou
OCHA Ucrânia
OCHA_Ukraine
“Esta comunidade foi fortemente impactada por meses de hostilidades e pela 4.500 pessoas que permanecem lá dependem da ajuda humanitária para atender às suas necessidades”.
O comboio forneceu kits de higiene, cobertores, lâmpadas solares, sacos de dormir e kits de abrigo de emergência para mais de 1.000 famílias, fornecidos pela agência de refugiados da ONU ACNUR, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O Programa Alimentar Mundial, PAM, também participou do comboio e realizou um avaliação rápida dos mercados na área.
Iniciativa de grãos mediada pela ONU continua em ritmo acelerado
O mediado pela ONU Iniciativa de Grãos do Mar Negro assinado em julho passado, juntamente com um Memorando de Entendimento, destinado a abastecer os mercados com alimentos e fertilizantes em meio à escassez global e ao aumento dos preços exacerbados pela guerra na Ucrânia, agora permitiu que 17,8 milhões de toneladas chegassem a milhões de necessitados em todo o mundo.
Os suprimentos críticos de alimentos, principalmente de fazendas na Ucrânia, fortemente interrompidas pelos contínuos combates na sequência da invasão em grande escala da Rússia no ano passado, chegaram a 43 países desde agosto. mais de 40% deles nações de baixa e média renda, o Centro Comum de Coordenação (CCM) da iniciativa disse em um Nota aos correspondentes na quarta-feira.
Em dezembro, as exportações através dos portos do Mar Negro da Ucrânia subiram para 3,7 milhões de toneladas métricas, acima dos 2,6 milhões em novembro, e apenas nas últimas duas semanas, quase 1,2 milhão de toneladas métricas deixaram o porto.
“No entanto, as condições meteorológicas desfavoráveis, tanto nos portos de Odesa como nas áreas de inspeção turcas, têm freou alguns movimentos na última semana“, o JCC dito.
Portos de escala
Até à data, China liderou o caminho em termos de recebimento de exportações através do mecanismo de negociação de grãos, com sede na maior cidade da Turquia – a porta de entrada para a Ásia e a Europa, Istambul. Espanha tem sido o segundo destino mais comum, com Türkiye em si, terceiro.
Quase 44% do trigo exportado foi enviado para países de renda baixa e média-baixa – 64% para economias em desenvolvimento, informou o JCC.
O Programa Alimentar Mundial da ONU comprou oito por cento do total trigo exportado graças ao acordo no ano passado, em apoio às suas operações humanitárias em lugares atingidos pela fome em todo o mundo.
Mais de 1.300 viagens foram habilitados até agora pela equipe do JCC – composta por funcionários da ONU, Rússia, Türkiye e Ucrânia.
100 navios
“Atualmente, existem mais de 100 embarcações em águas territoriais turcas ligadas à Iniciativa, 32 estão aguardando inspeção, enquanto o restante se inscreveu para participar da Iniciativa”, disse o JCC.
“Desde novembro, o JCC vem implantando três equipes de inspeção diariamente. Até agora, este mês, as equipes concluem uma média de 5.3 Inspeções por dia. Nas últimas duas semanas, o tempo médio de espera dos navios entre a aplicação e a inspeção é de 21 dias.”
A ONU está pedindo a todas as partes que trabalhem para remover os obstáculos à redução do backlog e melhorar a eficiência operacional dentro do JCC.
A Iniciativa também pede a facilitação da navegação segura para as exportações de fertilizantes, incluindo amônia.
Backlog de amônia
“No entanto, o o envio de amoníaco dos portos ucranianos ainda não começou. A amônia, um ingrediente-chave na produção de fertilizantes, é urgentemente necessária no mercado para reduzir esses preços e torná-lo mais acessível”.
Negociações sobre a forma de o fazere a amônia através do gasoduto Togliatti/Yuznhy estão em andamento.