O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinaram nesta quinta-feira (4/5) um documento que transfere oficialmente para o governo de Mato Grosso a concessão do trecho estadual da BR-163. A assinatura permite a transferência do controle acionário da companhia Rota do Oeste para o governo do estado, que assumirá as obras por meio da MT Participações e Projetos (MTPAR). A concessionária privada não conseguiu honrar o contrato que havia assumido.
É muita coragem ter a responsabilidade de fazer uma estrada que o mercado não deu conta e acho que não só o povo de Mato Grosso vai ganhar, mas todo o Brasil, pois outros Estados deverão adotar essa medida”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
A solução inédita permite que as obras sejam retomadas de forma imediata, sem necessidade de passar por relicitação, ferramenta que demoraria cerca de cinco anos para ocorrer. A BR-163 é a mais importante rodovia de Mato Grosso, corta as principais cidades e atinge diretamente 90% da população. Com a assinatura, o trecho que passa pelo estado, de 850 km, passa a ser gerido pelo estado.
O governo estadual vai investir R$ 1,6 bilhão em dois anos e as obras de recuperação vão ter início imediato. Um cronograma já foi estabelecido considerando pontos com maior número de acidentes e pior fluidez no tráfego.
O presidente Lula elogiou a iniciativa do governo do estado em assumir a gestão da rodovia no lugar da empresa privada. “É muita coragem ter a responsabilidade de fazer uma estrada que o mercado não deu conta e acho que não só o povo de Mato Grosso vai ganhar, mas todo o Brasil, pois outros Estados deverão adotar essa medida”, disse o presidente.
Para o governador de Mato Grosso, a solução também tem viés social, pois resolve o problema da trafegabilidade da BR-163, em que hoje ocorrem mais de uma centena de mortes ao ano. “Vamos poupar vidas e é para isso que o Estado existe, para aplicar o dinheiro de forma correta a serviço do cidadão”, disse.
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que essa “foi uma solução inovadora” e que a BR-163 é corredor de escoamento de boa parte da produção do agronegócio da região. O trecho beneficia não só o estado de Mato Grosso, mas também Mato Grosso do Sul, Pará e o Brasil Central.
“Vamos ajudar muito no desenvolvimento do estado, na elevação da competitividade para a região e na melhoria para todos os que produzem por lá. Todo mundo vai ser beneficiado: o cidadão, o comércio e, sobretudo, o agronegócio brasileiro, que é o maior beneficiado com o avanço da infraestrutura,” assegurou o ministro.