Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Ministro Waldez Góes debate projetos voltados à redução das desigualdades regionais e sustentabilidade

Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e outros representantes da Pasta debateram, nesta quarta-feira (26), projetos voltados à redução das desigualdades regionais e à sustentabilidade. Entre os assuntos discutidos estiveram a revitalização da mandiocultura no Norte e Nordeste do País e a pesquisa e criação de camarões-pitu para repovoamento da população do crustáceo na foz do Rio Amazonas.

A primeira agenda do dia foi com o deputado federal João Carlos Bacelar (PL/BA), que veio tratar de convênios de municípios baianos. Durante a reunião, o ministro Waldez Góes também apresentou ações e projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nas áreas de segurança hídrica, desenvolvimento territorial e urbano e proteção e defesa civil.

Em seguida, Waldez Góes recebeu o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Antônio Cláudio, para discutir a revitalização da mandiocultura nos estados do Norte e do Nordeste. O ministro apresentou programas de desenvolvimento regional e territorial, como as Rotas de Integração Nacional, e também de segurança hídrica e irrigação.

“A Embrapa tem um papel fundamental no desenvolvimento regional, na diminuição da diferença entre os mais diversos municípios do país. Precisamos fazer um trabalho ainda mais intensificado nas regiões Norte e Nordeste. Nós temos aqui no MIDR ações como as Rotas de Integração Nacional, os perímetro de irrigação. E, além disso, podemos acionar outros ministérios para, de forma transversal, colaborarmos com as ações da Embrapa”, destacou o ministro.

As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Logo após, ministro se reuniu com o deputado federal Moses Rodrigues (União) e o novo diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Allan de Sousa Galvão. Vinculado ao MIDR, o Dnocs é responsável por executar a política do Governo Federal no que se refere ao beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações, entre outras atribuições.

Projeto Camarão-Pitu

Em nome do ministro Waldez Góes, o secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR participou de reunião on-line sobre o Projeto Camarão-Pitu, que envolve pesquisa, desenvolvimento e repovoamento da população do crustáceo na foz do Rio Amazonas. O programa envolve representantes de órgãos do Sistema S, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além da Universidade Federal do Amapá, da Universidade Estadual do Amapá e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MIDR.

“Esse projeto reforça muito o compromisso do ministério de promover integração e desenvolvimento regional sustentável, principalmente em áreas vulneráveis como é o caso da Amazônia, gerando renda e segurança alimentar para essas populações e também preservando o bioma”, destacou Eduardo Tavares.

O MIDR apresentou ações relacionas a fundos e instrumentos financeiros para financiamentos e ao Programa Rotas de Integração Nacional como forma de parcerias para o Projeto Camarão-Pitu.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade