A Secretaria de Atenção Primária à Saúde marcou presença, na segunda-feira (17), no seminário da Fiocruz Brasília sobre dados para informação e caminhos para a saúde digital, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O objetivo foi capacitar conselheiros de saúde, fortalecer a comunidade acadêmica e abrir espaço para a realização de uma Conferência Livre sobre o tema, permitindo a formulação de propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Essa e outras pautas marcaram a semana da secretaria.
Confira outros destaques:
- Terça-feira (18)
O Ministério da Saúde divulgou edital com mais de 6 mil vagas para o programa Mais Médicos, incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. Nesta etapa, as prefeituras devem aderir ou renovar a participação a partir do total de vagas autorizadas. As vagas estão distribuídas em 2.074 municípios. Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.
Ainda na terça-feira, a SAPS compôs a mesa ‘Desafios para consolidação das redes de atenção à saúde em Alagoas’, durante o 7º Congresso Estadual do Cosems-AL, no município de Piranhas. O evento teve como tema “O SUS e os Desafios da Gestão Municipal” e ofereceu debates relevantes à Política Nacional de Saúde, voltados para a gestão participativa e o pacto federativo, com ênfase no estado.
- Quarta-feira (19)
O secretário Nésio Fernandes participou da apresentação do resultado da pesquisa intitulada ‘Modelos Organizacionais para Atenção Primária à Saúde no SUS em Territórios Rurais Remotos no Brasil’, na Fiocruz Brasília. Nésio reforçou, em suas redes sociais, que é preciso falar sobre uma “APS pública, gratuita, universal e com garantia de um cuidado integral customizado aos territórios. O momento pede visibilidade às evidências disponíveis que apontam caminho para as melhores decisões”.
- Quinta-feira (20)
Na quinta, Nésio se reuniu com a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família para discussão de propostas e perspectivas. Além disso, a SAPS esteve presente em reunião interministerial com representantes dos ministérios do Esporte, da Educação e do Desenvolvimento Social, para discutir estratégias conjuntas.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o site gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde