O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (20), o resultado final do edital de seleção de Programas de Residência Médica para a concessão de bolsas, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). Foram aprovados 277 programas, em 53 especialidades e áreas de atuação, contemplados com 753 novas bolsas, nos 23 estados que aderiram ao Edital SGTES/MS nº 3, de 10 de março de 2023.
O Pró-Residência busca incentivar a formação de especialistas médicos em regiões prioritárias que apresentam vazios de formação e assistencial, definidas em comum acordo com os gestores do Sistema Único de Saúde, a partir das necessidades e realidades locais e regionais identificadas, ampliando a oferta de assistência em saúde nos serviços e assegurando a qualificação do cuidado do usuário no âmbito do SUS.
Saiba mais
Anualmente, o Ministério da Saúde lança editais de seleção de Programas de Residência Médica para concessão de bolsas, que são válidas durante todo o período de vigência do programa na localidade designada. O gerenciamento das bolsas financiadas pela pasta é executado por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residências.
A ampliação da oferta de bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde às instituições que possuem programas de residências credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) representa o compromisso do governo federal com os princípios e diretrizes do SUS, a ordenação e qualificação da formação e a qualificação do cuidado.
Para mais informações sobre o edital, o interessado deve entrar em contato por meio do email [email protected].
Ministério da Saúde