Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Waldez Góes participa de audiência no Senado e recebe parlamentares para debater ações de desenvolvimento regional

asília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou, nesta terça-feira, de audiência no Senado Federal para apresentar os principais objetivos e projetos do Governo Federal nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento territorial e urbano e fundos e instrumentos financeiros.

Entre os principais temas abordados pelo ministro estiveram o apoio aos municípios afetados por desastres e o repasse de recursos para a continuidade de importantes obras de segurança hídrica no Nordeste do País. Waldez Góes deu destaque, ainda, aos programas Água para Todos e Rotas de Integração Nacional, aos projetos para concessão de cinco perímetros irrigados e aos recursos disponíveis para fomento produtivo por meio dos fundos constitucionais e de desenvolvimento. Saiba mais neste link.

Em seguida, ainda no Senado Federal, Waldez Góes participou de reuniões com os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Weverton Rocha (PDT-MA). O ministro falou sobre as ações do Governo Federal na área de proteção e defesa civil e do apoio federal aos municípios atingidos por desastres.

De volta ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o ministro recebeu o deputado Federal Dagoberto Nogueira (PSDB/MS). No encontro, que contou com a participação da chefe de gabinete do ministro, Marilene Nascimento, e do chefe de gabinete da Defesa Civil Nacional, Wesley Felinto, foi abordado o apoio federal aos municípios sul-mato-grossenses atingidos por desastres. Felinto explicou ao parlamentar os procedimentos para solicitação de recursos federais para ações de restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada.

Outro encontro foi com o deputado federal Antônio Doido (MDB/PA). A pauta também envolveu ações de proteção e defesa civil nos municípios do estado do Pará atingidos por desastres.

Representado o ministro Waldez Góes, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, recebeu os deputados federais Bruno Farias (Avante-MG) e Neilando Pimenta (PSB-MG), além dos prefeitos dos municípios mineiros de Machacalis, Mauro de Moreno, e Santa Helena, Marcus Aurélius, para falar sobre chuvas intensas que assolam as cidades.

“O próximo passo é uma reunião entre as áreas técnicas da Defesa Civil Nacional e dos municípios para que a gente entenda um pouco mais os problemas que eles enfrentam. A partir daí, nossos engenheiros irão mostrar como deve ser feito um plano de trabalho par a solicitação de recursos federais”, destacou Wolff.

“O secretário alinhou conosco como os municípios devem proceder em casos de chuvas para que, em tempo recorde, possamos atender as famílias que são vitimadas. Essas orientações servirão, com toda a certeza, para todas as cidades do Vale do Jequitinhonha”, declarou o prefeito de Machacalis, Mauro de Moreno.

Cooperativismo

No início da noite, o MIDR participou do lançamento da agenda institucional do cooperativismo e da posse da Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que é formada por 268 deputados federais e 38 senadores. O presidente será o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

O ministro Waldez Góes foi representado pela chefe de gabinete, Marilene Nascimento, pela secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, e pela assessoria especial Beatriz Ferreira.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade