Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) investiu mais de R$ 6,1 milhões na implantação de um sistema de abastecimento de água na comunidade rural de Rio da Barra, que integra as cidades de Sertânia e Custódia, em Pernambuco. A estrutura, cuja obra já foi concluída, vai beneficiar mais de 3 mil pessoas em dez comunidades rurais dos dois municípios. O sistema encontra-se em testes, antes de entrarem em regime de operação.
A ação, que integra a programação dos primeiros 100 dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é parte dos programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que visam implantar sistemas para atender comunidades localizadas próximas à transposição que são fortemente atingidas pela seca, ocasionando problemas de escassez de alimentos, aumento de doenças e óbitos de pessoas e animais pelo consumo de água contaminada ou pela falta de água.
“Esta é uma região que tradicionalmente sofre com a falta de água. Com esses três sistemas, esse problema será minimizado e isso vai influenciar diretamente a qualidade de vida da população”, destaca o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira. “A expectativa é que, na região, haja aumento na produtividade, com consequente redução do desemprego rural, ou seja, é uma iniciativa importante para fixar o homem no campo”, completa.
O sistema de abastecimento de água irá beneficiar as comunidades de Rio da Barra, Barreiros, Cacimbinha, Maia, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique Xique.