O 5º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde, a Oficina Nacional do PET-Saúde Gestão e Assistência e o lançamento do edital de seleção de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde foram algumas das agendas e ações da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde nesta semana.
Confira os principais destaques:
- Segunda-feira (3)
A secretária Isabela Pinto representou o Ministério da Saúde do Brasil no 5º Fórum Global sobre Recursos Humanos para a Saúde, realizado entre os dias 3 e 5 de abril, em Genebra, na Suíça. A secretária estava acompanhada do diretor Bruno Guimarães. O evento da Organização Mundial da Saúde (OMS) teve como propósito possibilitar o compartilhamento de evidências e experiências acerca do desenvolvimento da força de trabalho na área da saúde para uma “era pós-Covid-19”.
A agenda também permitiu aprofundar a participação do Brasil na discussão de temas para a agenda do próximo G20 e reforçar posições do país no Grupo de Negociação Intergovernamental (INB). Estiveram presentes representantes de mais de 80 nações.
Também na segunda-feira teve início a Oficina Nacional PET-Saúde Gestão e Assistência, que reuniu cerca de 300 representantes das instituições de ensino e secretarias de saúde das cinco regiões do Brasil. O objetivo foi discutir e aprimorar os processos de trabalho que estão sendo executados no âmbito dos 142 projetos, aprovados no edital da 10ª edição do programa.
Em dois dias de atividades, o encontro possibilitou proposições, que serão avaliadas e estudadas pela equipe técnica da SGTES. Entre as propostas está o reajuste das bolsas e novos editais. Em consonância com o projeto do governo e o compromisso do Ministério da Saúde com a equidade, a secretária substituta, Laíse Rezende, anunciou que o tema é um dos previstos nos próximos editais.
- Terça-feira (4)
A secretária substituta Laíse Rezende e a diretora Regina Gil participaram da Oficina de Planejamento UNA-SUS, na sede da Fiocruz Brasília. Foram discutidos temas como a otimização dos encaminhamentos e o recebimento de demandas da plataforma.
Coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da SGTES e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a plataforma UNA-SUS conta com uma rede colaborativa formada, atualmente, por 35 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância gratuitamente.
Ainda pela manhã, Laíse participou da Oficina de Diálogos Prospectivos: Informação e Saúde Digital. O evento contou com a presença dos demais secretários e secretárias da pasta e tratou, entre outros assuntos, da elaboração das estratégias de atuação da Secretaria de Informação e Saúde Digital a partir dos fatores classificados (SWOT): forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Durante a tarde, a coordenadora-geral de Residências em Saúde da SGTES, Priscilla Azevedo, participou da live de abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia de Pesquisa e Produção Científica, que é uma das entregas do Projeto Proadi-SUS. O evento, organizado pelo Hospital do Coração (HCor), tratou da produção científica desenvolvida por residentes, preceptores, tutores e docentes.
- Quarta-feira (5)
O Ministério da Saúde publicou o edital de seleção de Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde para a concessão de 837 bolsas, financiadas pela pasta, para todas as categorias profissionais e áreas de concentração, no âmbito do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência). O objetivo é incentivar a formação de especialistas na modalidade de residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde