Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Waldez Góes se reúne com ministros para debater segurança hídrica e redução das desigualdades regionais*

Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou, nesta terça-feira (4), de reuniões com os ministros do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Casa Civil, Rui Costa, para debater pautas ligadas à segurança hídrica e à redução das desigualdades regionais. Waldez Góes também recebeu parlamentares dos estados de Pernambuco e do Maranhão.

No início do dia, Waldez Góes se reuniu com o deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV/PE). Na pauta, questões relativas ao desenvolvimento do estado, entre elas ações de abastecimento de água à população, como a retomada das obras das barragens de Igarapeba, em São Benedito do Sul, e de Barra de Guabiraba, na cidade de mesmo nome.

O ministro reiterou que a segurança hídrica está na agenda e é prioritária para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A orientação do presidente é trabalhar em parceria com todos os governadores e prefeitos”, disse. Magalhães considerou a reunião positiva e destacou o comprometimento do MIDR com as ações na região.

Em seguida, o ministro Waldez Góes se reuniu com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para debater ações em conjunto para diminuir as desigualdades regionais e aumentar a proteção ao meio ambiente e a adaptação às mudanças climáticas.

Nessa segunda-feira (3), inclusive, o MIDR lançou a Plataforma ClimaAdapt, desenvolvida em parceria com a Microsoft do Brasil, e que permite a elaboração de mapas, com precisão de 100 metros, que permitem identificar vulnerabilidades específicas das regiões brasileiras aos eventos climáticos extremos. Saiba mais neste link.

Outra agenda foi com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para debater o relançamento do Programa Água Para Todos. A ação reunirá vários ministérios e tem o objetivo de minimizar problemas de falta de água em todo o Brasil.

“Por ter um caráter transversal, a agenda foi coordenada pela Casa Civil. Nós estamos aqui para atender ao pedido do presidente Lula e diminuir as desigualdades regionais. Então, nós unidos somos ainda mais fortes para atingirmos o objetivo”, ressaltou Waldez Góes.

Na última agenda do dia, Waldez Góes recebeu o senador Weverton Rocha (PDT/MA). O encontro teve como pauta ações de defesa civil em municípios maranhenses atingidos por chuvas intensas nos últimos dias.

Desde o início do ano, o MIDR já destinou mais de R$ 13,4 milhões para ações de proteção e defesa civil no Maranhão. Desde o início do ano, o MIDR já destinou mais de R$ 13,4 milhões para ações de proteção e defesa civil no estado do Maranhão. Foram beneficiados os seguintes municípios: Jenipapo dos Vieiras, Mirador, Arame, Itaipava do Grajaú, Barra do Corda, Buriticupu, São Benedito do Rio Preto e Conceição do Lago-Açu.

Também foram feitos dois repasses diretamente ao governo do estado, os quais beneficiaram os seguintes municípios: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Barreirinhas, Buriti, Coroatá, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Poção de Pedras, Santa Inês, Santa Luzia, Santo Antônio dos Lopes, São João do Caru, Trizidela do Vale, Tuntum e Zé Doca.

“O ministro Waldez esteve recentemente no estado e ele também tem dialogado ininterruptamente com ministros, senadores e deputados maranhenses, que têm levado a ele as preocupações da população. Hoje, o ministro nos mostrou a planilha de recursos já passados e adiantou que outros municípios irão receber recursos para que os prefeitos reconstruam suas cidades”, ressaltou Weverton Rocha.

“Quero reiterar o compromisso do presidente de Lula para todo o País. Desde o início do ano, já assistimos mais de 1,6 mil municípios em todo o Brasil e com o Maranhão não foi diferente. Estamos aguardando os planos de trabalhos de alguns municípios para podermos atendê-los, de forma célere, pela Defesa Civil Nacional”, finalizou o ministro Waldez Góes.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade