As apresentações, gratuitas, acontecem nos dias 6, 13 e 20 de abril, sempre às 17h, na Calçada do equipamento
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), inicia na próxima quinta-feira (6), às 17h, na Calçada, a série de apresentações do espetáculo “Caminhos do Pife”, do grupo Pife pro Mundo. Integrando a Temporada de Arte Cearense (TAC), a atividade é gratuita e prossegue ainda nos dias 13 e 20 de abril.
Sobre o espetáculo
“Caminhos do Pife” é pautado na sonoridade do Pife e nas muitas conexões que este instrumento estabelece com outros. É uma viagem pela trajetória sonora e histórica do Pife até chegar ao formato que conhecemos hoje em muitas partes do nordeste brasileiro. O pife é um dos instrumentos mais antigos da humanidade e se mantém quase sem muitas mudanças em sua estrutura física: há relatos da presença deste instrumento em várias partes do mundo e em muitas civilizações, tais como: Índia, onde ele recebe o nome de Bansuri, na Europa, mais especificamente no sul da França e no norte de Portugal, onde ele é conhecido como Fifre. Nos países que compõem a Cordilheira dos Andes ele também é conhecido como Pífano.
No Brasil, ele está em muitas regiões, mas sua presença é mais marcante na região Nordeste, mas especificamente nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. É encontrado nas formações das tradicionais bandas Cabaçais que tem neste instrumento pequeno e feito de vários materiais, como bambu, tacuara, PVC e alumínio, um condutor das tradicionais melodias que compõem a sonoridade das manifestações profanas e religiosas.
O espetáculo “Caminhos do Pife” traz a sonoridade do Pife como condutor central do e faz uma interação com instrumentos Harmônicos (guitarra e Violão) e a percussão que executa ritmos tradicionais como: Baião, Xote, Frevo, Marcha, benditos, que são ritmos muito associados ao universo do Pife. Uma outra caraterística do espetáculo “Caminhos do Pife” é a junção com o instrumento Hang Drum, que traz uma soma muito interessante para o espetáculo dando um ar de sonoridade universal, muitas vezes lembrando temas usados em meditações em várias partes do mundo. Em resumo, é uma verdadeira viagem sonora pelas possibilidades desse instrumento tão importante e tão simbólico para a cultura brasileira.
Sobre o grupo
Pife pro mundo surgiu em Guaramiranga no ano de 2018, reunindo, no primeiro momento, músicos amigos da cidade. Naquele mesmo ano, foram convidados a integrarem a programação da “Praça da Música”, evento realizado pela Secretaria de Cultura de Guaramiranga, paralelo à programação do Festival de Jazz e Blues. Desde então, o grupo passou a integrar de forma frequente as programações culturais da cidade e também de editais estaduais.
Nos anos de 2020 e 2021, o grupo se dedicou a projetos virtuais e lives, chegando a participar do Festival Flautas do Mundo, que acontece na cidade de Mendoza RG, realizado de forma online em 2021. O grupo vem se dedicando às composições autorais e apostando em arranjos simples e diretos. Ele é formado por Lucas Bessa na viola e violão de 7, Juan Torquato na sanfona, Vanildo Franco no pife e hang drum, e Rodrigo Santos na percussão
Serviço
Espetáculo “Caminhos do Pife”, com o grupo Pife pro Mundo
Quando: dias 6, 13 e 20 de abril (quintas-feiras), sempre às 17h
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Duração: 60min
Classificação: Livre
Gratuito