A titular da Sesa também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Região Nordeste
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, vai assumir, além da vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – Região Nordeste, o cargo de primeira vice-presidente da instituição. A posse será realizada em abril deste ano e o mandato é válido para o biênio 2023/2024.
A médica infectologista recebeu o convite de Fábio Baccheretti, eleito presidente por unanimidade nesta quarta-feira (29). Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Baccheretti é o atual vice-presidente do Conass e ocupará o lugar deixado por Cipriano Maia, secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte.
Com mais mulheres, a composição da diretoria reflete a representatividade da nova gestão. “Estou muito honrada por ter a oportunidade de representar o Ceará em um espaço tão oportuno para a troca de experiências entre titulares das pastas da Saúde de todo o Brasil. Além de apoiar as secretarias estaduais, o Conass tem como missão formular políticas públicas, promover e disseminar informação de qualidade e atuar na defesa permanente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Tânia Mara Coelho.
Das cinco vice-presidências regionais do Conselho, elas estão à frente de três: além de Tânia Mara (Nordeste e nacional), vão assumir as funções Lucilene Maria Florêncio de Queiroz (Centro Oeste) e Carmem Zanotto (Sul). Anoar Samad (Norte) e Miguel Paulo Duarte Neto (Sudeste) completam o grupo.
“Como mulher, me sinto feliz por integrar uma diretoria que, pela primeira vez, conta com a maior participação de secretárias. Vamos trabalhar juntos para, cada vez mais, lutar por uma saúde pública transparente, acessível e de qualidade”, diz a titular da Saúde do Ceará.
A eleição para definir o(a) presidente do Conass é feita por votação entre os 27 secretários de Estado de Saúde.