Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta sexta-feira (24), uma comitiva do estado da Paraíba liderada pelo governador João Azevêdo (PSB). O objetivo foi debater o andamento de obras de infraestrutura hídrica, como a conclusão do sistema adutor do Pajeú e a extensão do Ramal do Piancó.
A água da adutora do Pajeú é captada no Eixo Leste da transposição do São Francisco, em Sertânia, e distribuída para os distritos e sede dos municípios de Carnaubeira da Penha, São José do Egito, Tuparetama e Itapetim, em Pernambuco, e Princesa Isabel, na Paraíba. A segunda etapa foi entregue em 2020. Já o Ramal do Piancó vai permitir o abastecimento de água em 37 municípios da Paraíba com as águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.
De acordo com o governador, as obras da adutora e do ramal são intervenções prioritárias para o atendimento à população com água potável e para a irrigação de lavouras.
O ministro Waldez Góes reforçou à comitiva da Paraíba o compromisso do Governo Federal no auxílio às demandas de estados e municípios para promover a inclusão e o desenvolvimento regional. “Tivemos a oportunidade de debater mais sobre as necessidades da Paraíba e avançamos em vários projetos”, ressaltou.