Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Lugar de memória, cultura, diversidade e conhecimento, Biblioteca Pública do Ceará completa 156 anos no próximo dia 25

Maratona de narradoras de histórias, encontro internacional de mulheres cordelistas, abertura de acervo de cordéis, programação infantil, lançamento de livro e atividades culturais fazem parte da programação

O equipamento cultural mais longevo do Estado, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), considerada um espaço-símbolo, completa 156 anos no mês de março. Para celebrar a data, a biblioteca-parque preparou uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 20 e 26 de março, em diferentes formatos: na sede da biblioteca, em cinco cidades do estado, em escola pública e virtual. Todas as atividades oferecem acesso gratuito.

“Partilhar o mundo todo para todo mundo”. A programação especial tem início com clube de leitura e a Maratona de Narradoras “Histórias de Contadores e Contadoras de lá e de cá”. A Maratona também comemora o Dia Internacional dos Contadores de Histórias (20) e ocorre desde o dia 18 e vai até o dia 20 de março nas cidades de Iguatu, Barbalha, Itaitinga, Pacajus e Fortaleza.

Já nos dias 21, 22 e 24, a Bece realiza o Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas, com rodas de conversa, homenagens e a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres — que somam 200 títulos de 12 autoras.

No dia 24, a Biblioteca Pública celebra os seus 156 anos com uma grande festa que contará com feira literárias, sarau, apresentações literárias e musicais, maracatu, batalha de rap e muito mais.

Para a superintendente da Bece, Suzete Nunes, a Casa chega aos 156 anos com a consolidação de seu novo conceito, biblioteca-parque: “desde sua reabertura, a Bece, que é lugar de encontro e formação de gerações de leitores e pesquisadores, é também lugar de atividades culturais, educativas e formativas.”, afirma a superintendente, que completa: “o novo conceito da Biblioteca trilha caminhos de inclusão e cidadania ao se expandir e levar atividades para diferentes bairros de Fortaleza e regiões do Estado. A nossa Biblioteca chega aos 156 anos moderna e construindo futuros.”.

Inaugurada em 25 de março de 1867, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) — equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — passou por uma ampla modernização e reabriu as portas em agosto de 2021 com novos espaços e acervo ampliado, cumprindo a missão de difundir o livro, a leitura e a informação, além de promover a fruição da arte, do lazer e da cultura. Com mais de um século e meio de atividade, a Biblioteca Pública é uma referência para a população cearense, como depositária do acervo bibliográfico do estado e como guardiã de um dos mais importantes acervos do país.

Ler, escrever, dialogar, pensar… Para Enide Vidal, a Bece tem uma relação profunda com o livro, o conhecimento, a Cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará. “A Bece é uma entidade guardiã da memória. Que a nossa Biblioteca Pública tenha muitos mais anos de vida pela frente, cumprindo seus propósitos e alimentando de informação e cultura as almas cearenses.”, comemora a Diretora. A programação completa está disponível .




Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade