Mais de 4,1 milhões de brasileiros já garantiram a dose de reforço com as vacinas bivalentes contra a Covid-19. Os dados estão disponíveis na ferramenta LocalizaSUS e concentram as informações encaminhadas por estados e municípios desde o dia 27 de fevereiro, quando foi lançado o Movimento Nacional pela Vacinação. A ação, que visa unir o país no propósito de ampliar as coberturas vacinais, é uma das prioridades do governo federal.
Atualmente, o imunizante está disponível para pessoas com mais de 70 anos de idade, imunocomprometidas, que trabalhem ou estejam abrigadas em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Esse público corre maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19, caso contraiam a doença. Entretanto, é preciso que o público elegível tenha completado o esquema vacinal primário e respeite o prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida.
Idosos de até 74 anos são os recordistas até o momento. Confira o quantitativo aplicado por faixa etária:
- 70 a 74 anos: 1.008.721
- 70 a 79 anos: 698.33
- 80 anos ou mais: 774.741
A vacinação também avança entre os povos e comunidades tradicionais, que já receberam quase 37 mil doses bivalentes, e povos indígenas, com quase 16 mil doses. Com o avanço da cobertura no público inicial, outros grupos prioritários serão imunizados. Por isso, é importante que cada um fique atento às informações divulgadas pelos municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.
É importante lembrar que todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19.
Jéssica Gotlib
Ministério da Saúde