A principal atividade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde esta semana foi o acolhimento de 117 profissionais do 26º ciclo do Mais Médicos em um evento realizado durante toda a semana pela própria secretaria, juntamente com a Secretaria de Saúde Indígena, em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi preparar os profissionais para a missão de recuperar a atenção primária nos territórios indígenas: 29 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (Dsei) do País vão receber esses profissionais.
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, destacou durante a mesa de abertura do evento que indígenas estão morrendo por condições preveníveis e que, agora, essas comunidades estarão englobadas na atenção primária.
“Aquele que é brasileiro nascido no Brasil, aquele que não é nascido aqui, todos estão sendo chamados para construir um país com justiça social, a construir um sentimento de unidade internacionalista. Nós precisamos entender que o Brasil de hoje está sendo convocado a ser um país unido, para que possamos construir uma pátria civilizada”, defendeu.
- Estados e municípios
Na quinta-feira (16), o secretário Nésio marcou presença na 14ª Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. “Além de falar sobre a APS do futuro e ouvir pessoas que sonham, trabalham e usam o SUS diariamente, conheci o Centro de Saúde Carioca”, destacou. O secretário também se reuniu com a Confederação Nacional dos Municípios.
Durante a semana também houve encontro do grupo técnico preparatório para discutir as pautas que serão apresentadas na Comissão Intergestores Tripartite. A CIT é reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde e é composta por foros permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos dias 15 e 16, o Ministério da Saúde participou do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP), em São Pedro, no interior paulista.
- Outros temas
Representantes da SAPS participaram de reunião com a Secretaria de Saúde Digital para debater avanços na incorporação tecnológica e interoperabilidade dos sistemas. Na oportunidade, foi formado um grupo de trabalho para pactuação e construção de consensos no âmbito da Atenção Primária. Em outro momento, assessores técnicos da APS fizeram reuniões de alinhamento com a associações de saúde bucal coletiva.
Ainda essa semana, o secretário Nésio participou de reunião com a NHR-Brasil sobre diagnóstico, tratamento e cuidado da hanseníase, com foco na dignidade do paciente. Por fim, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde foi representada no seminário “Enfermeiras obstétricas e Obstetrizes: Qualificando e Ampliando o Acesso à Saúde Materna no Brasil”, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde