Na quarta-feira, 15 de março, a Receita Federal localizou 670kg (seiscentos e setenta) quilos de cocaína escondidos dentro de um contêiner que seria embarcado no Porto de Santos com destino à Europa.
A carga utilizada para esconder a droga era de proteína de soja e estava contida em um contêiner de 40 pés. Sua seleção para conferência física foi feita pela Receita Federal por meio de critérios objetivos de análise de risco, uso de imagens de escâner e emprego do cão de faro da Unidade que sinalizou positivamente para a presença de drogas.
Nesta operação, a equipe da Alfândega de Santos contou com a colaboração de servidores da Receita Federal vindos de outras cidades para reforçar as operações de repressão ao contrabando e descaminho realizadas no complexo portuário santista.
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União e para realizar a perícia no local dos fatos, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.
Interceptações de droga da Alfândega de Santos em 2023:
10 (dez), totalizando 2.686kg de cocaína.