Só nesta semana, O HGCC vai duplicar a quantidade de exames feitos, cuja média mensal é de 130
Até a próxima sexta-feira (17), o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), intensifica a realização de colonoscopia. A ação faz parte da campanha Março Azul, que alerta quanto à prevenção do câncer de intestino. Só nesta semana, a instituição vai duplicar a quantidade de exames feitos, cuja média mensal é de 130.
“O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em mais de 90% dos casos”, explica Marcus Rattacazo, chefe do Centro de Imagem do HGCC.
A colonoscopia é indicada para rastreio, preferencialmente, em pessoas de 50 a 70 anos que nunca fizeram esse tipo de procedimento
De acordo com o médico, os principais sintomas que podem ser observados são “a presença de sangue nas fezes e a alteração do hábito intestinal de ritmo recente – quando o indivíduo que apresentava um funcionamento normal passa a ter diarreia ou constipação”. Também são sinais de alerta dores e cólica abdominal frequente, com mais de 30 dias de duração, emagrecimento rápido sem causa conhecida, anemia, cansaço e fraqueza.
O rastreamento, realizado por meio da colonoscopia, é indicado para quem tem 45 anos ou mais. O exame identifica lesões que antecedem o câncer de intestino, sendo fundamental para o diagnóstico precoce. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), esse é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas no País. Homens e mulheres nessa faixa etária e com histórico familiar da doença são os mais acometidos.
Os procedimentos são agendados pela Central de Regulação do Estado e realizados diariamente no HGCC.