A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou nesta terça-feira, 14/03/2023, a “Operação Flight Level II”, com o objetivo de combater crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Os líderes da organização criminosa se passavam por empresários do setor financeiro e constituíram empresas para movimentar recursos no território nacional.
Foram criadas empresas em nome de interpostas pessoas, sem capacidade econômico-financeira, de forma a disfarçar a conexão delas com os líderes do esquema e com o propósito de desviar a atenção das autoridades públicas.
As investigações preliminares identificaram aquisições de imóveis, veículos de luxo, joias e criptoativos sem que os rendimentos/receitas declarados fossem suficientes para justificar o acréscimo patrimonial no período.
Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, 5 (cinco) mandados de prisão preventiva, 5 (cinco) mandados de prisão temporária, em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte. O Poder Judiciário também decretou o sequestro e o bloqueio de bens e valores dos envolvidos.
Participam da operação 12 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 120 policiais federais.