Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS será retomada após quatro anos com atividades paralisadas

vistorias nas sedes dos três Poderes em Brasília (DF) — Português (Brasil)

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde realizou, nesta sexta-feira (10), a Oficina de Trabalho para a Retomada da Mesa de Negociação Permanente do SUS. Essa é uma das principais ações da secretaria para os primeiros 100 dias de governo e foi realizada em parceria com a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde.

Após quatro anos com as atividades paralisadas, a mesa – que tem o objetivo de estabelecer um fórum de negociação entre trabalhadores/as e gestores/as do SUS sobre as ações relacionadas à força de trabalho – será reinstalada em 2023 com a realização de um grande evento previsto para acontecer em abril, em Brasília (DF).

Para o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães, a mesa é uma solicitação fundamental para democratização das relações, condições, processos e vínculos de trabalho com o SUS. “A retomada da Mesa de Negociação é fundamental para incluirmos na agenda da gestão as pautas da classe trabalhadora, compreendendo que o SUS é feito por gente e para gente. Nesse contexto, a mesa é uma instância importante para o fortalecimento da atenção e gestão da saúde no Brasil”, enfatizou.

Durante a oficina, foi elaborada a minuta de resolução, que será submetida ao pleno do CNS nos dias 15 e 16 de março. Além de representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e do Conselho Nacional de Saúde, participam do evento entidades representativas dos trabalhadores.

A Conselheira Nacional de Saúde, Francisca Valda, destacou o papel representativo. “Essa retomada é uma demanda histórica para a democracia, para a devida valorização dos trabalhadores da saúde, que são uma força estratégica para que o SUS possa ampliar os serviços de qualidade com soluções para a população”, declarou.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Veja mais

Publicidade