Oficina de planejamento definiu propostas para o enfrentamento da emergência vivenciada pelo povo Yanomami. Um encontro com líderes Kaiapó prevê estratégias para melhorias da saúde nos territórios indígenas do Pará. Esses foram alguns dos destaques da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS) nesta semana.
Confira os destaques:
- Terça-feira (7)
Durante os dias 7 e 10 de março, a Secretaria de Saúde Indígena promoveu uma Oficina de Planejamento na Fiocruz, em Brasília (DF). O encontro contou com a participação de cerca de 70 lideranças indígenas, profissionais de saúde e representantes de organizações parceiras da saúde indígena de todo país, além de membros de todas as secretarias do Ministério da Saúde.
A programação foi composta por escuta diagnóstica e proposições dos participantes. As novas propostas serão transformadas em um plano de ação imediato.
- Sexta-feira (10)
O secretário Weibe Tapeba se reuniu com lideranças da etnia Kaiapó para tratar da reestruturação do sistema de saúde indígena e da construção de Casas de Saúde Indígena (Casai) nos municípios de Novo Progresso e Altamira (no Distrito de Castelo dos Sonhos), ambos no Pará. Também foi discutida a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em aldeias estratégicas, como Pykany (na Terra Indígena Menkragnoti) e Baú.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde