Para traçar um plano de ação e alavancar a infraestrutura de conectividade, necessária para avançar na inclusão digital na saúde, a ministra Nísia Trindade se reuniu, nesta terça-feira (7), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Serão priorizadas as unidades de saúde que têm baixa ou nenhuma conexão com a internet e os Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEIs).
No Ministério da Saúde, esse plano será conduzido pelas secretarias de Informação e Saúde Digital, Atenção Primária à Saúde e de Saúde Indígena, sob coordenação da secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, e do diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, Sérgio Rosa.
Os ministros definiram que será realizado um estudo para identificar quais são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) que possuem conexão.
Durante a reunião, eles concordaram que não basta levar internet; é necessário que o programa trace um plano de sustentabilidade, abarcando também os custos de manutenção da rede.
Ministério da Saúde