Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta segunda-feira, em Brasília, a visita dos prefeitos das cidades amapaenses de Tartarugalzinho e Amapá. À tarde, na cidade de Palmas, em Tocantins, Waldez Góes se reuniu com o governador Wanderlei Barbosa e parlamentares do estado para apresentar ações do Pasta e debater ações estratégicas que podem ser desenvolvidas na região.
Na primeira agenda do dia, em Brasília, Waldez Góes recebeu os prefeitos das cidades amapaenses de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, e Amapá, Carlos Sampaio Duarte (foto abaixo). No encontro, foram discutidos assuntos relacionados aos municípios e apresentadas as principais áreas de atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
“Discutimos projetos de interesse dos dois municípios, conforme a política pública do presidente Lula de desenvolver todas as regiões do país e diminuir as desigualdades regionais, além de fortalecer as pessoas de estados menores que lutam para ter mais qualidade de vida”, destacou Waldez Góes.
Em seguida, o ministro deslocou-se para a cidade de Palmas, em Tocantins, onde apresentou ao governador Wanderlei Barbosa e a parlamentares do estado as principais ações do MIDR, além de debater ações estratégicas que podem ser desenvolvidas na região. Também participaram do encontro os secretários nacionais de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, e de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo. Saiba mais neste link.
“Nesses dois meses de gestão do presidente Lula, visitei alguns estados atingidos por desastres naturais, ora por estiagem, ora por chuvas torrenciais, que trouxeram muitos prejuízos patrimoniais e sociais, inclusive ceifando vidas. Mas também tenho visitado estados em razão da obrigação do nosso Ministério no contexto do desenvolvimento, o que é o caso aqui no Tocantins”, afirmou Góes. “O mesmo Ministério que homologa uma situação de emergência ou estado de calamidade pública, e assiste os municípios desde o primeiro dia do desastre, muitas vezes com água e cesta básica, também trata de políticas estruturantes e obras muito significativas para desenvolvimento desse país”, completou.
No fim do dia, ainda na capital tocantinense, o ministro Waldez Góes participou da solenidade de posse da defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, para o biênio 2023/2025. Ela foi reconduzida ao cargo após eleição realizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins.