A interlocução entre a atenção especializada em saúde e a formação profissional marcou o início desta semana na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. O secretário Helvécio Magalhães acompanhou a reunião entre a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Educação, Camilo Santana. Os últimos dias também trouxeram um importante momento de conscientização: o Dia Mundial das Doenças Raras. O tema está compreendido na atuação da secretaria, que pretende retomar o contato com a sociedade civil organizada para a elaboração de políticas de saúde para o segmento.
Em agenda externa, o secretário também acompanhou a ministra Nísia na vistoria feita à estrutura Ministério da Saúde que está atendendo a crise humanitária enfrentada pela população Yanomami em Boa Vista, Roraima. Na sequência, eles compareceram à posse do novo diretor do Instituto Nacional de Câncer (Inca), passo decisivo rumo à reconstrução da política oncológica nacional.
Confira os principais destaques:
- Segunda-feira (27)
Secretários e assessores técnicos do Ministério da Saúde acompanharam a reunião entre a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Educação, Camilo Santana. A agenda teve por objetivo definir prioridades comuns para as duas pastas, como formação acadêmica, residência médica e multiprofissional, abertura de novos cursos e Revalida, temas de interesse para a atuação da Saes.
- Terça-feira (28)
O Dia Mundial das Doenças Raras lembrou sobre as condições que dependem de atendimentos especializados e também de respeito e acolhimento social. Com a nova gestão do Ministério da Saúde, a preocupação é quanto à construção de uma agenda positiva para o tratamento de doenças raras e invisíveis, que necessitam de atendimento especializado.
- Quinta-feira (2)
O secretário Helvécio esteve com a ministra Nísia Trindade em agenda em Boa Vista (RR) para acompanhar de perto a ação emergencial que o governo federal tem realizado para reverter a crise de desassistência sanitária e nutricional que vive o povo Yanomami. A ministra também participou de reunião na Universidade Federal de Roraima e concedeu coletiva de imprensa.
- Sexta-feira (3)
Nesta sexta-feira, o médico oncologista Roberto de Almeida Gil tomou posse como novo diretor do Instituto Nacional de Câncer. De acordo com o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, o Inca será parceiro na política nacional de saúde especializada, que está em desenvolvimento. “Começamos com a intervenção na questão das filas, pela angústia que gera nas famílias brasileiras. Pactuamos com Conass e Conasems. Estamos produzindo uma política ousada, inspirada nos novos tempos, para dar um passo importante e, cada vez mais, consolidar o SUS. A população brasileira merece isso”, ressaltou.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde