Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Governo do Ceará concede incentivo para expansão da maior empresa produtora de acerola orgânica do Brasil

Expansão da Meri Pobo foca no mercado de exportação e deve gerar mais de 200 novos empregos em Jaguaruna

Com propósito de gerar mais emprego e renda na Região do Vale do Jaguaribe, o governador Elmano de Freitas assinou, na manhã desta quinta-feira (2), um protocolo de intenções que garante incentivo para expansão da Meri Pobo Agropecuária, empresa que atua em Jaguaruana e Russas, com produção de frutas orgânicas para o mercado doméstico e exportação. Estiveram presentes o gerente-geral da Meri Pobo, Matteo Agnese; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Danilo Serpa; e outras autoridades.

“O potencial de produção de frutas tropicais do Ceará é conhecido mundialmente. E uma empresa que produz de forma orgânica, alimentos mais saudáveis e com qualidade para exportar, tudo isso gerando renda e empregos para os cearenses, merece todo o nosso apoio”, comentou o governador Elmano de Freitas.

Com investidores austríacos e italianos, a Meri Pobo possui no Ceará cerca de 750 hectares plantados de acerola, devendo chegar a mil ha em três anos. Além de acerola, a empresa produz também mamão, pitaya e outros frutos. Em 2019, foi considerada a maior fazenda de acerola orgânica do mundo.

A fase de expansão da Meri Pobo, que conta com incentivo do Estado do Ceará, tem como foco a exportação. A nova unidade industrial da empresa será destinada à fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes. O investimento total será de R$ 75.650.000,00, em até 36 meses.

Matteo Agnese, gerente-geral da Meri Pobo, projeta que a empresa, que atualmente emprega cerca de 500 pessoas, deve criar 200 novos postos de trabalho. “A expansão é principalmente de emprego, visto que a fábrica tem um nível de automação muito alto. Nossa agricultura também continua em expansão. Hoje temos 500 funcionários nas duas fazendas, em Jaguaruana e Russas. A expansão vai incrementar isso”, afirmou.

Com isso, os produtos da fazenda – cultivados exclusivamente com insumos orgânicos – passarão a ser comercializados em outros estados brasileiros. A expectativa é que a Meri Pobo aumente sua capacidade de produção para até 1.200 toneladas.

O titular da SDE, Salmito Filho, avaliou a importância da expansão da empresa para consolidar o Ceará como um dos principais estados produtores e exportadores de frutas. “Isso estimula o alinhamento da nossa produção rural com o que há de mais avançado, a produção de orgânicos na perspectiva de sustentabilidade. Tem impacto na geração de empregos no campo e na indústria, mas também possibilita o compartilhamento de expertise para beneficiar a produtores e população”, disse.

Danilo Serpa, presidente da Adece, explicou que o incentivo será concedido por meio do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Industrial (Provin), dentro do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI).



Fonte: Governo do Ceará

Veja mais

Publicidade