Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Em Boa Vista, ministra da Saúde agradece trabalho conjunto para atendimento dos indígenas na Casai

“É uma agenda de trabalho reconhecendo o valor de todos e todas as trabalhadoras do SUS.” Com essa declaração, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, abriu a agenda desta quinta-feira (1°) na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista (RR). Ela retorna para ver de perto os trabalhos desenvolvidos ao longo do mês de fevereiro no enfrentamento à crise humanitária gerada por anos de desassistência no Território Yanomami.

Muitas ações avançaram no local desde a última semana de janeiro, quando foi declarada a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN). “Me deu muita emoção, fiquei bem feliz de ver as crianças sorrindo, sem medo de quem chegava, e também em melhores condições nutricionais”, comemorou Trindade em reconhecimento ao esforço conjunto de todas as organizações que integram o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE Yanomami).

A ministra foi ao Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, montado na aérea externa da Casai. Lá, ela ouviu relatos do major Felipe Figueiredo sobre os atendimentos e o funcionamento do local. Até 27 de fevereiro, foram 1.622 atendimentos no HCAMP, principalmente de crianças. Em seguida, Nísia visitou a sala na qual são atendidas as crianças com desnutrição grave e onde é preparada a fórmula para suplementação desenvolvida pelo grupo de nutrição no âmbito do COE Yanomami.

A ministra lembrou que os desafios impostos por essa crise humanitária são muito grandes e não se furtou a olhá-los de perto nesta nova estada em Boa Vista. Depois de ouvir os relatos das equipes, ela fez uma breve conversa com duas das lideranças indígenas locais, Dário Kopenawa e Júnior Hekurari. Eles ressaltaram a importância de ouvir a população indígena, especialmente em circunstâncias delicadas como essa. Novas conversas com as lideranças devem ocorrer na visita ao polo de Surucucu nesta quinta-feira (2).

UBS e hospitais também foram visitados

A agenda desta quarta incluiu ainda uma visita da ministra à Unidade Básica de Saúde (UBS) Enfermeiro Vanderly e ao Hospital da Criança Santo Antônio. “Não é só uma visita, é uma agenda de trabalho reconhecendo o valor de todos e todas as trabalhadoras do SUS e o empenho da prefeitura”, ressaltou Nísia Trindade após conhecer as instalações.

Em uma das enfermarias, ela conversou com o tradutor Richard Duque, que atua com as famílias indígenas dentro do hospital. A ministra também falou com os profissionais de saúde e com algumas mães de crianças internadas.

O dia dela foi encerrado após uma reunião com o governador do estado de Roraima. Integram a comitiva para estes dois dias de trabalho em Boa Vista, os secretários Weibe Tapeba, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); Nésio Fernandes, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps); Helvécio Magalhães, da Secretaria de Atenção Especializada (Saes); Ethel Maciel, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Svsa).

Jéssica Gotlib
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Veja mais

Publicidade