Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, marcado no próximo sábado (4), o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), reforça a divulgação de capacitações para profissionais de saúde que atuam na atenção às pessoas com obesidade, no âmbito da Atenção Básica e da Atenção Especializada. Todas as ofertas educacionais estão disponíveis na plataforma UNA-SUS.
Sobre os cursos:
A habilitação tem o objetivo de compartilhar ações voltadas para a promoção de alimentação saudável e para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade que possam ser incorporadas no processo de trabalho da Atenção Primária. Os estudantes terão a possibilidade de apreender os conceitos abordados, bem como trilhar todo o processo ativo de aprendizagem. As inscrições seguem abertas até 30 de junho de 2023.
O curso busca capacitar o profissional de saúde para reconhecer a problemática de sobrepeso e obesidade como uma questão multifatorial relevante a ser abordada na Atenção Primária, tornando-o, com isso, capaz de identificar os principais instrumentos de avaliação, diagnóstico e monitoramento alimentar e nutricional. É possível realizar a inscrição até 30 de junho de 2023.
Com inscrições abertas até 30 de junho de 2023, a habilitação tem o objetivo de capacitar o profissional de saúde para compreender a importância da promoção da alimentação adequada e saudável na gestação, além de reconhecer a estrutura de parâmetros e ferramentas para subsidiar o desenvolvimento de ações individuais e coletivas para a prevenção e o controle do sobrepeso e da obesidade durante o período gestacional.
Atuação do Ministério
O Ministério da Saúde (MS) realiza uma série de ações de promoção, prevenção da saúde e de atendimento a pessoas com obesidade e outras comorbidades. A pasta tem investido em políticas e programas visando intensificar as ações de promoção e prevenção da saúde e de controle da obesidade. Além disso, apoia projetos de pesquisa, extensão e formação de diferentes categorias profissionais na temática.
Ministério da Saúde