Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Governo Federal envia a São Sebastião navio-aeródromo para ajudar nas vítimas afetadas pelas fortes chuvas

Brasília (DF) – A Marinha do Brasil enviou a São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, nesta quarta-feira (22), o navio-aeródromo multipropósito Atlântico, maior embarcação da Força. A chegada do navio possibilitará a criação de uma estrutura que reforçará o atendimento médico aos desabrigados, aliviando a demanda dos hospitais locais, que ficarão com os casos mais graves. Mil militares da Marinha estarão envolvidos nas ações. A cidade foi atingida por fortes chuvas no último fim de semana.

A ação faz parte da Força-Tarefa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é dar apoio às ações da Defesa Civil no socorro às vítimas das fortes chuvas que castigaram a o litoral norte de São Paulo nos últimos dias. A previsão é de que o navio aporte na cidade paulista na manhã desta quinta-feira (23).

“No segundo dia após o desastre, estivemos em São Sebastião com o presidente Lula e vários ministros e, na reunião de trabalho com o governador, prefeito e técnicos, foram identificadas as dificuldades de acesso a regiões isoladas. Há muitos locais onde não aconteceu desabamento, mas houve isolamento, ou por falta de comunicação, ou por falta de transporte”, destacou o ministro Waldez Góes. “As dificuldades estavam grandes para chegar nesses locais. Foi quando o presidente Lula fez referência à Marinha e recomendou que ela fosse acionada não só para assistir no atendimento de saúde, mas, principalmente, chegar a esses locais e resgatar as pessoas que ali estão”, completou.

“A Marinha disponibilizou esse navio, moderno e versátil, que tem capacidade para realizar missões de caráter humanitário, como em desastres naturais”, ressaltou o comandante-geral da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen. “Também disponibilizamos o navio patrulha Guajará, que, nos últimos dias, transportou, de Santos a São Sebastião, suprimentos extremamente necessários”, ressaltou.

O navio-aeródromo multipropósito Atlântico levará a São Sebastião seis helicópteros do comando da Força Aeronaval; três embarcações de desembarque de viatura e pessoal, com capacidade para embarque de 35 pessoas cada; uma lancha de transporte de pessoal, com capacidade para 20 pessoas; uma lancha operativa do tipo Pacific; uma equipe de pronto emprego do centro de medicina operativa da Marinha, composta por 28 médicos e militares da área de saúde de diferentes especialidades, e estoque de saúde de reação primária. ​​No total, são mais de mil militares envolvidos na ação.

Também foi destacado um grupamento operativo com 180 fuzileiros navais, com maquinário composto por microcarregadeiras, ambulâncias e pá carregadeira, para ajudar na desobstrução de vias e outras necessidades.

Além do navio, a embarcação de desembarque de carga geral Guarapari também atuará no apoio aos desabrigados e já está a caminho de São Sebastião. O navio tem uma rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas que ainda estão em áreas isoladas.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade