O Foco na Aprendizagem como estratégia de Recomposição dos Saberes e garantia do direito à educação foi o tema da formação realizada nesta semana pela Secretaria da Educação (Seduc).
Pautada nas premissas da avaliação diagnóstica, formação continuada, material didático estruturado e tutoria, a iniciativa foi destinada aos coordenadores escolares, professores coordenadores de área (PCAs) de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas; além de técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
A partir dessa formação, os participantes irão multiplicar novos conhecimentos junto aos seus pares nas escolas, tendo em vista a área em que atuam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A ação foi ofertada por meio das Coordenadorias de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade), de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), em parceria com o Programa Cientista Chefe. As aulas foram transmitidas em forma de webinars no canal da Coded/CED no YouTube:CEDCeara.
A iniciativa Foco na Aprendizagem está em andamento desde 2020 na rede pública estadual e traz a perspectiva de articular as ações para o fortalecimento e a recomposição dos saberes dos estudantes.
Nesse contexto, as escolas são orientadas a realizar avaliação diagnóstica e formativa com a apropriação dos resultados, em conjunto, e de maneira dialogada com toda a comunidade escolar sempre que houver necessidade; garantir formação continuada aos seus professores e fazer uso de material estruturado, respeitando o propósito didático-pedagógico para o qual foi estabelecido, além do projeto de tutoria em Língua Portuguesa e Matemática.