A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebe, nesta quinta e sexta-feiras (15 e 16), a visita de uma comitiva da Secretaria da Educação do Pará, que veio com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento do regime de colaboração com os municípios desenvolvido no estado. A delegação, liderada pelo secretário adjunto de Ensino, Patrick Tranjan, foi recebida pela secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace.
Também participaram as coordenadoras de Educação e Promoção Social, Aparecida Prado; e de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa, Bruna Leão, além dos coordenadores de Implementação da Associação Bem Comum (ABC), Márcio Brito e Arthur Finati.
Patrick Tranjan acredita que a experiência desenvolvida no Ceará pode servir de parâmetro para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais no estado nortista.
“É um prazer estar com a equipe do Ceará, vendo o trabalho que foi construído ao longo dos últimos anos dentro da lógica do regime de colaboração, observando como isso refletiu em resultados na ponta, na aprendizagem das crianças. Estamos aqui para conhecer, para entender como funciona esse modelo e como podemos adaptá-lo para a realidade que temos no Pará, de forma que tenhamos os resultados que o Ceará alcançou, principalmente, no processo de alfabetização”, ressalta o gestor paraense.
Exemplo
As práticas exitosas desenvolvidas no âmbito da educação cearense, sobretudo no que diz respeito à pactuação com os entes municipais, têm servido de inspiração para outras unidades federativas do Brasil. Ao longo dos últimos anos, a Seduc recebeu a visita de equipes técnicas das Secretarias de Educação de estados como Bahia, Maranhão, Alagoas, Piauí, Sergipe, Amapá, Roraima, Espírito Santo, Goiás, e Mato Grosso do Sul.