Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (3), parlamentares e gestores dos estados do Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco, além de representantes de povos indígenas, para tratar de ações federais em segurança hídrica, desenvolvimento territorial e defesa civil.
A primeira agenda do dia foi com a deputada estadual Aldilene Souza (PDT/AP) e o deputado federal Josenildo Abrantes (PDT/AP). Os parlamentares vieram tratar de um plano de monitoramento para evitar enchentes e inundações nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá.
Durante a reunião também foram pleiteados investimentos para saneamento básico no estado do Amapá, acesso a internet para o município de Oiapoque, por meio do acordo internacional de integração entre Guiana Francesa e Brasil, e construção da ponte binacional de Oiapoque, com acesso ao território francês. Por conta da transversalidade característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Waldez Góes se comprometeu a repassar as demandas para os ministérios responsáveis.
Em seguida, Waldez Góes recebeu o deputado federal João Maia (PL/RN) para tratar da implementação de um sistema simplificado de abastecimento de água e da ampliação da rede de distribuição existentes nas Vilas Rio Grande do Norte e Vila Brasília, no município de Serra do Mel (RN), com perfuração de um poço artesiano. Atualmente, a população do município conta com abastecimento por meio de caminhões-pipa.
Durante o encontro, o ministro Waldez Góes também apresentou ações e projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nas áreas de segurança hídrica, desenvolvimento territorial e urbano e proteção e defesa civil e destacou que a segurança hídrica é uma prioridade do Governo Lula. “Tenha certeza iremos tratar com todo carinho essa demanda, pois a segurança hídrica é prioridade para o Governo Federal e não faltará nenhum esforço do MIDR para solucionar essa questão”, garantiu.
Outra agenda foi com a deputada estadual Socorro Pimentel (União/PE) e com o prefeito de Exú (PE), Raimundo Pinto, para tratar da obra da adutora de Negreiros. “Vamos colocar na carteira do MIDR para fazer o estudo e montar o projeto”, reforçou Góes.
Reunião com os deputados Aldilene Souza |
Ministro Waldez Góes e deputado João Maia |
Reunião com a deputada estadual Socorro Pimentel e o prefeito Raimundo Pinto |
Reunião com Álvaro Renato Cavalcante da Silva |
Reunião com o deputado Arthur Maia |
Reunião com deputados Pedro Uczai e Marcon e representantes da Fetraf |
Na sequência, Waldez Góes recebeu a visita do diretor da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá, Álvaro Renato Cavalcante da Silva, para tratar de assuntos relacionados ao Programa Rotas de Integração Nacional no estado. O ministro recebeu o plano de trabalho da Rota do Leite da Região dos Lagos, no município de Amapá.
“A intenção é melhorar o acondicionamento, o tempo de prateleira, trazer um nome para o produto e conseguir colocar no comércio com segurança alimentar”, afirmou Silva. O projeto também contempla uma queijaria artesanal. Além da Rota do Leite da Região dos Lagos, o estado conta com planos de rotas do pescado e do mel.
O ministro também se reuniu com o deputado federal Arthur Maia (União/BA) e o prefeito de Porto Seguro (BA), Jânio Natal Andrade Borges, para falar sobre danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município. No último dia 21, o MIDR reconheceu a situação de emergência da cidade.
De acordo com os técnicos do município presentes na reunião, os planos de trabalho de restabelecimento já foram encaminhados à Defesa Civil Nacional. No total, a Bahia conta com 135 municípios com reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigente.
Representantes da aldeia mãe Barra Velha também foram recebidos pelo ministro. Durante a reunião, Turimatã Pataxó pediu o apoio do MIDR para aldeias pataxós atingidas por fortes chuvas no sul da Bahia. Também foram solicitados projetos que proporcionem autonomia e desenvolvimento das comunidades indígenas.
Na última agenda do dia, o ministro e a secretaria nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, receberam os deputados federais Pedro Uczai (PT/SC) e Marcon (PT/RS), além de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf). No encontro, foram discutidas políticas estruturais para o enfrentamento da estiagem na Região Sul do País. Entre os pedidos recebidos pelos MIDR estavam projetos de cisternas e energia solar.