O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração, está com uma consulta pública aberta para contribuições na publicação ‘Diretriz Metodológica para Diálogos Deliberativos’, na intenção de receber sugestões e críticas construtivas para o seu aprimoramento, tornando-a mais completa, clara, objetiva e de fácil uso. As participações podem ser feitas até a próxima quarta-feira (10).
O guia tem como objetivo apoiar tanto pesquisadores que elaboram sínteses de evidências para subsidiar políticas públicas, quanto gestores de saúde na tomada de decisão, apresentando os principais conceitos e etapas necessárias para a condução de um diálogo deliberativo.
O ‘Diálogo Deliberativo’ é uma ferramenta que reúne públicos diversos envolvidos em uma determinada temática, para que , juntos, possam discutir diferentes perspectivas, vivências, expectativas e desafios no tema selecionado. Essa interação cria ‘evidências coloquiais’ para solucionar o problema público escolhido e aprimora a contribuição de evidências da participação social nos processos de decisão de gestores.
Ministério da Saúde