Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Ministro Waldez Góes recebe parlamentares e gestores do Maranhão, Ceará, Amapá e Pernambuco

Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta terça-feira (2), parlamentares e gestores dos estados do Maranhão, Ceará, Amapá e Pernambuco. Os visitantes vieram conhecer políticas e ações da Pasta e solicitar apoio do Governo Federal no atendimento a municípios afetados por desastres e no desenvolvimento de projetos de irrigação e de segurança hídrica nas regiões Nordeste e Norte do País

A primeira agenda dos dia foi com os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB/MA), Dr. Benjamin (União) e Amanda Gentil (PP/MA), representantes da bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados (foto à esquerda). Os parlamentares vieram conhecer políticas e ações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e agradecer o apoio da Pasta aos municípios do estado que foram atingidos por fortes chuvas nos últimos três meses.

Desde o início do ano, o MIDR repassou mais de R$ 17 milhões para ações de defesa civil em cidades afetadas por chuvas fortes, alagamentos e inundações no Maranhão. Atualmente, o estado conta com 62 municípios com reconhecimento de situação de emergência vigente.

Em seguida, o ministro recebeu a visita do deputado federal Danilo Forte (União/CE). Na pauta, obras de segurança hídrica no estado do Ceará. Além disso, Waldez Góes e o parlamentar também debateram a importância dos perímetros irrigados na região Nordeste. No momento, estão em desenvolvimento estudos de viabilidade para a concessão de cinco perímetros administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), um deles – Baixo Acaraú – localizado no Ceará.

Outra agenda foi com o deputado estadual Jesus Pontes (PDT/AP) e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os participantes apresentaram proposta para levar água potável a comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, no Amapá, localizado no delta do rio Amazonas. O projeto de engenharia multidisciplinar de química e biologia tem como objetivo monitorar as águas do arquipélago, fornecer água potável para os mais de 13 mil ribeirinhos, além de compreender os efeitos da intensificação da salinização do rio.

O ministro Waldez Góes recebeu, ainda, o deputado federal Carlos Veras (PT/PE) e o prefeito de Paulista (PE), Yves Ribeiro, para falar sobre o Sistema de Itaparica, que é um conjunto de 10 projetos de irrigação localizado na divisa do Submédio São Francisco, entre os estados da Bahia e Pernambuco.

O sistema foi criado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no final da década de 1980 para compensar cerca de 47 mil famílias que viviam na área rural onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga. Os projetos são voltados para a agricultura familiar.

Na última agenda do dia, Waldez Góes recebeu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o senador Weverton Rocha (PDT/MA) e os prefeitos de Trizidela do Vale (MA), Deibson Balé, e Peritoró (MA), Josué Júnior. Os dois municípios do Maranhão foram atingidos por chuvas intensas dos últimos meses.

Na reunião, os prefeitos agradeceram ao MIDR pelas ações de resposta em assistência à população maranhense atingida por desastres e pediram auxílio da Defesa Civil Nacional na elaboração dos planos de trabalho para ações de restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestutura danificada nas duas cidades.

De acordo com o prefeito Deibson Balé, Trizidela do Vale ficou cerca de 30 dias com águas por toda a cidade. Muitas casas, estradas vicinais e até mesmo uma ponte foi destruída pelo desastre.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade