Micro e pequenas indústrias do Brasil tiveram um bom desempenho no primeiro trimestre de 2023. De acordo com a pesquisa trimestral Panorama da Pequena Indústria, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Desempenho das Indústrias de Pequeno Porte registrou média de 44,0 pontos, acima da média histórica (43,8 pontos) e da média esperada para o período (42,6 pontos).
Segundo a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro, o resultado foi puxado por março, que registrou 46,6 pontos. Ela explica que o índice de desempenho avalia as questões de produção, número de empregados e a utilização da capacidade instalada dos industriais. Para o economista Fernando Carvalho Dantas, isso se deve possivelmente aos efeitos positivos dos últimos meses do ano de 2022 no setor.
O presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, deputado Jorge Goetten (PL-SC), acredita que o cenário positivo vai além. Segundo ele, vários fatores contribuíram para a melhora no desempenho, como o espírito empreendedor do brasileiro e a retomada das atividades pós-pandemia, que possibilitaram o aquecimento da economia e o aumento da circulação de dinheiro.
O Panorama da Pequena Indústria avalia quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Os índices variam de 0 a 100 pontos, sendo que quanto maior ele for, melhor é a performance do setor. A pesquisa é divulgada trimestralmente e leva em consideração itens como volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional, situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações. Além disso, a pesquisa também traz o ranking dos principais problemas enfrentados pelas MPEs em cada trimestre.
A pesquisa é baseada na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Todos os meses, as pesquisas ouvem cerca de 900 empresários de empresas de pequeno porte. O desempenho positivo do setor é uma boa notícia para a economia brasileira, já que as MPEs desempenham um papel fundamental na geração de riqueza para o país.