Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Congresso inicia semana com possibilidade de votação do Projeto de Lei Complementar das novas regras fiscais

Semana começa intensa no Congresso nacional com votação das novas regras fiscais e possibilidade de Instalação da CPI Mista do 8 de janeiro
Atualizações sobre o cenário político no Brasil nesta semana. O destaque fica para a possível votação do Projeto de Lei Complementar das novas regras fiscais na Câmara dos Deputados, com expectativa de ampla maioria de votos favoráveis. Além disso, a semana também será marcada pela instalação da CPI Mista do 8 de janeiro.

A semana no Congresso Nacional tem início com a possibilidade de votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata das novas regras fiscais na Câmara dos Deputados. A sessão ainda não foi oficialmente convocada, mas o relator da proposta, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), já havia informado anteriormente que o mérito do projeto seria votado no dia 24.

Ampla maioria para aprovação

Para aprovar o projeto, são necessários pelo menos 257 votos, com a presença dos 513 deputados. O governo tem expectativa de que o texto seja aprovado com ampla maioria, assim como ocorreu com a urgência na semana passada, quando o requerimento foi aprovado com 367 votos a favor e 102 contra.

Trâmite no Senado

Após a votação na Câmara, o texto seguirá para o Senado. Os senadores solicitaram que o arcabouço fiscal passe por pelo menos uma comissão na Casa, diferentemente da Câmara, onde o texto foi direto para o plenário devido à urgência. A comissão responsável pelo exame provavelmente será a de Assuntos Econômicos.

Instalação da CPI Mista do 8 de janeiro

Outra expectativa para a semana é a instalação da CPI Mista do 8 de janeiro. A composição da comissão já foi definida pelos partidos, restando apenas a indicação de dois senadores titulares pelo bloco Democracia e um deputado titular pelo blocão. A reunião de instalação, que envolve a escolha do presidente e do relator, está marcada para as 9h de quinta-feira (25).

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Antes disso, na quarta-feira (24), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados irá ouvir o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Marcos Amaro dos Santos. O ministro foi convidado a prestar esclarecimentos sobre o vídeo em que o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, é flagrado dentro do Palácio do Planalto durante os ataques golpistas.

Votação de medidas provisórias no Senado

No Senado, a semana também será dedicada à votação de medidas provisórias, com atenção especial para aquelas que estão próximas de perder a validade. Quinze delas expiram até o dia 5 de junho. Entre as propostas estão medidas do governo Bolsonaro, como a do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que perde a validade no dia 30 e trata da isenção fiscal para o setor durante a pandemia, e medidas do governo Lula, como a que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, que expira no dia 1º de junho. Além disso, está prevista a votação de indicação de autoridades, incluindo oito sabatinas na Comissão de Relações Exteriores para a chefia de missões do Brasil no exterior.

Veja mais

Publicidade