Sites

newsletter

assine

newsletter

sites

podcasts

play

assine

entre

Publicidade

Waldez Góes se reúne com parlamentares e gestores de Amazonas, Minas Gerais, Ceará e Amapá

Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta terça-feira (11), gestores e parlamentares dos estados do Amazonas, Minas Gerais, Ceará e Amapá. Góes também participou de agenda para discutir um programa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ligado à conectividade.

No início da manhã, Waldez Góes recebeu o prefeito de Novo Airão (AM), Roberto Frederico Paes Junior (PSC/AM), para tratar de projetos de desenvolvimento no município (foto à direita). Estão entre eles a construção de um muro de contenção, para dar sustentação à orla do município. A área permite vista para Anavilhanas, maior arquipélago fluvial do mundo, formado por 400 ilhas e situado no rio Negro. Durante o encontro, Frederico Junior convidou o ministro para conhecer a região, em especial o Parque Nacional de Anavilhanas.

Outro projeto debatido foi a construção de um mercado popular na região central do município. O local já conta com uma feira de artesãos e o projeto, orçado em cerca de R$ 5,6 milhões, vai acolher os expositores.

Em seguida, o ministro recebeu o conselheiro relator da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Bandeira (foto à esquerda), que apresentou o programa de conectividade presente no novo Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT). A agência tem se reunido com diferentes ministérios, buscando diretrizes para alocar investimentos em conectividade.

A reunião contou com a presença dos secretários nacionais de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, e de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo.

“Nós apontamos algumas possibilidades de priorização. Destacamos as ações das Rotas de Integração, que necessitam dessa frente da conectividade para alavancar os negócios dos produtores, das cooperativas e associações”, explicou a secretária Adriana.

Além disso, foram apresentadas as possibilidades associadas às faixas de fronteiras e o Programa Água para Todos, que será relançado. “Já temos um mapeamento de prioridades dos investimentos no programa, que pode se somar a um pacote de investimentos de provisão de infraestrutura hídrica e também de conectividade aliada à produção”, ressaltou Adriana. “Trabalharíamos as comunidades com viés de desenvolvimento produtivo, acesso à água, conectividade e energia renovável”, completou.

Na sequência, Waldez Góes recebeu gestores da cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais, para falar sobre a implantação da Academia Francesa de Handebol no município (foto à direita). “Esse pedido é importante que seja feito no ministério do Esporte. Podem ficar tranquilos que reforçarei com eles”, afirmou Góes. 

O ministro ainda ressaltou a transversalidade entre os vários ministérios na nova gestão. “Ainda existem dúvidas sobre quais políticas públicas estão em cada Pasta. Mas nós podemos ajudar fazendo o encaminhamento para o ministério que for responsável quando a pauta não for da alçada do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional”, declarou.

Estiveram presentes a secretaria Nacional de Políticas e Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo; o vice-prefeito de Pará de Minas, Paulo Francisdale; o assessor jurídico da Secretaria de Esportes da cidade, Walter Duarte; e o vice-presidente do Comitê de Integração de Desenvolvimento Brasil/França, Ronaldo Cunha.

Outra agenda foi com o deputado federal André Figueiredo (PDT/CE) e os prefeitos das cidades cearenses de Fortaleza, Lavras da Mangabeira, Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Milhã, Piquet Carneiro, Quixelô, Senador Pompeu, Uruburetama, Porteiras, Brejo Santo e Quixeramobim. Eles estiveram no MIDR para apresentar a situação de seus municípios, que foram afetados por chuvas intensas. 

O ministro ouviu as demandas de cada gestor e explicou como o Governo Federal vem agindo nas cidades brasileiras atingidas por desastres. “Mostramos como se faz a solicitação de situação de emergência e também de recursos, seja para ajuda humanitária, restabelecimento ou reconstrução de estruturas danificadas, explicou Góes.

No fim do dia, Waldez Góes foi ao Senado Federal, onde se reuniu com o senador Davi Alcolumbre (União/AP). Na pauta, ações do MIDR para o estado do Amapá.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

Veja mais

Publicidade