Semana de Vacinação nas Américas e Semana Mundial de Imunização. As ações tiveram como objetivo promover a equidade e o acesso à vacinação em todos os países da região das Américas. O Brasil participou com a imunização contra a Covid-19, vacinação contra a influenza, além da realização do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MPVI) nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Mesmo com o fim da semana, as ações continuam em andamento em todo o país. Essa e outras agendas marcaram a semana da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Confira outros destaques:
- Segunda-feira (24)
‘Mudanças Climáticas: Cidades Saudáveis e Sustentáveis e Vigilância em Saúde Ambiental’ foi tema de um webinário, realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Voltado para representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, teve como objetivo fortalecer a percepção da vigilância como componente mitigador das mudanças climáticas.
- Terça-feira (25)
O Ministério da Saúde lançou, no Dia Mundial da Luta contra a Malária, a campanha para alertar sobre as formas de prevenção e tratamento. Pela primeira vez o lançamento ocorreu na região amazônica, foco prioritário para o combate da doença, na cidade de Ananindeua (PA). A eliminação da malária no Brasil até 2035 é uma das prioridades do governo federal.
A secretária Ethel Maciel, durante a solenidade de lançamento, lembrou o decreto assinado pelo presidente Lula no último dia 17, que instituiu um comitê interministerial envolvendo nove ministérios, com o objetivo de concentrar ações na eliminação das doenças de determinação social. “Isso muda bastante o cenário, porque, como sabemos, a solução não está apenas no setor saúde. Então precisamos integrar várias pastas do governo federal, para chegar a esse importante marco para o nosso país, que será a eliminação da malária e outras doenças”, afirmou.
- Quarta-feira (26)
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, realizou uma visita técnica à sede do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém do Pará. Durante a ocasião, a equipe técnica do Ministério da Saúde também aproveitou para conhecer, junto à diretoria dos órgãos, toda a estrutura técnica e laboratorial do Centro Nacional de Primatas (CENP), localizado no município de Ananindeua.
As visitas foram realizadas nos dias 25 e 26 de abril e contaram com a presença da diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, Alda da Cruz; do diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Márcio Garcia; e o diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, Pedro Almeida da Silva.
- Quinta-feira (27)
A secretária Ethel Maciel apresentou, durante a 4ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), estratégias de combate à desinformação, relatando ações que já vêm sendo tomadas dentro do Ministério da Saúde para o enfrentamento das fake news em torno do Movimento Nacional pela Vacinação.
As estratégias foram divididas em quatro eixos principais, sendo eles: monitoramento, diagnóstico operacional e sistema de informação; treinamento e capacitação em imunização; comunicação e desinfodemia; e microplanejamento e ações de imunização.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saúde e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde