Técnicos do Núcleo de Desapropriação e Reassentamento da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) se reuniram com a equipe do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) para avaliar a emissão dos títulos de domínio a serem emitidos às famílias reassentadas pela SRH nas agrovilas desapropriadas pelo Estado. Ao todo, serão emitidos 1.356 títulos de terra em 20 municípios, beneficiando 699 famílias.
As agrovilas beneficiadas serão: Aracoiaba (Aracoiaba), Arneiroz II (Arneiroz), Candéias (Baturité), Carmina (Catunda), Gameleira (Itapipoca e Trairí), Gangorra (Granja), Itapebussu (Maranguape), Jenipapeiro (Umari e Baixio), Macacos (Ibaretama), Mamoeiro (Antonina do Norte), Missi (Miraíma), Monsenhor Tabosa (Monsenhor Tabosa), Olho D’água (Várzea Alegre), Pesqueiro (Capistrano), Pirabibu (Quixeramobim), Riacho da Serra (Alto Santo), Rosário (Lavras da Mangabeira), Trussu (Iguatu), Umari (Madalena) e Vila Graça (Crateús).
Anteriormente, um termo de Cooperação Técnica entre a SRH e Idace resultou na titulação de 684 títulos de terra, beneficiando 11 agrovilas e 380 famílias. Segundo o superintendente do Idace, João Alfredo, o Idace vai trabalhar para definir a área de cada propriedade e agilizar a titulação das agrovilas. “Vamos analisar se será uma titulação coletiva ou individual e vamos negociar em parceria com a SRH e a SDA para encontrar a melhor forma de entregar esses títulos o quanto antes”.