Os outros dois órgãos que compõem o Sistema Hídricos do Estado, Cogerh e Sohidra, já participam do Programa da Secretaria de Meio Ambiente
A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vão passar a adotar o Programa de Coleta Seletiva Solidária da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Os outros dois órgãos que compõem o Sistema Hídrico do Estado, Cogerh e Sohidra, já participam da ação.
Com a assinatura dos termos de compromisso, que acontecerá na semana do meio ambiente, ficará determinada a destinação dos resíduos sólidos à associação definida pela Sema, dentro do programa Coleta Seletiva Solidária.
Por meio do referido termo, os órgãos se comprometerão a destinar os materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem.
A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.