Nesta semana, a Delegacia da Receita Federal do Recife (DRF/REC) participou como parceira em evento da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), vinculada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A Esmape sediou e promoveu ao longo de três dias (de 27 a 29/3) o 1º Mutirão Pop Rua Jud, no Centro do Recife, adotando o tema “Inovação Social e Acesso à Justiça”. O evento teve como objetivo adequar o judiciário estadual à Resolução do CNJ nº 425/2021, que institui a Política Judicial Estadual de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. A equipe da DRF/Recife contribuiu com o serviço de emissão e regularização de CPF de moradores de rua no último dia do mutirão.
Na programação da quarta-feira (29/3), houve um mutirão de serviços voltados à população em situação de rua. A participação da Receita Federal agregou um saldo positivo às pessoas em situação de rua. Foram regularizados mais de 100 CPFs e os atendimentos aos moradores de rua da área central da capital pernambucana aconteceram por demanda espontânea. Também integraram a parceria no Mutirão o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), dentre outras entidades.
De acordo com o delegado da DRF/Recife, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, foi gratificante participar de um mutirão de cidadania como o Pop Rua Jud, onde há um verdadeiro resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme observou o delegado, “Pudemos presenciar pessoas que não tinham casas, empregos, documentos e agora voltam a ter dignidade”.